Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Orçamento Participativo: temática de Educação define prioridades

10/10/2019 16:03:24

Foto: Joel Vargas/PMPA
Reforma de escolas e construção de creches estão entre os temas mais votados

Reforma de escolas e construção de creches estão entre os temas mais votados

Investimentos em educação para crianças com necessidades especiais, reforma e ampliação de escolas e construção de creches foram eleitos como prioridades de investimentos para o Ciclo 2019/2020 do Orçamento Participativo. A definição dos temas foi realizada na assembleia temática de Educação, Esporte e Lazer, na noite dessa terça-feira, 8, na Casa do Gaúcho, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. (fotos)

Em seu pronunciamento, o secretário municipal de Relações Institucionais, Christian Lemos, reforçou a diretriz do governo de construir com todos conselheiros e participantes do OP um orçamento mais verdadeiro, transparente e com mais participação popular. “Não existe Orçamento Participativo quando a cidade não tem um orçamento capaz de fazer investimentos. Desde o início dessa gestão, o prefeito sempre preferiu falar a verdade, expondo a grave situação financeira do município. Fizemos reformas, estamos retomando a capacidade de investir. Por isso, queremos olhar nos olhos de vocês e nos comprometer com aquilo que realmente vamos entregar”, afirma Lemos.

No tema Educação, o secretário municipal Adriano Naves abordou a nova rotina escolar, que deixa o aluno mais tempo na sala de aula com o professor, mais de 2,6 mil novas vagas na educação infantil, ingresso de 490 professores na rede municipal e alterações no formato das eleições para diretores de escolas. “Muitos dos pedidos feitos via OP eram para fazer reformas em escolas, e conseguimos aumentar em 137% os recursos para as escolas municipais, assim o diretor pode fazer mais obras dentro de suas escolas, como reformas de banheiros, em quadras”, explica.

O diretor da Coordenadoria-Geral de Esportes, Recreação e Lazer, Rodrigo Kandrik, apresentou durante a assembleia um relatório das entregas da atual gestão. Mais de 196 mil atendimentos de crianças, jovens e idosos em centros, parques e praças, com diferentes modalidades esportivas e a atual situação das estações da cidadania da Restinga e da Lomba do Pinheiro foram alguns dos temas em pauta. “Atuamos nas mais diversas áreas da cidade, em várias modalidades esportivas. Há 30 dias retomamos as obras na Estação da Cidadania da Lomba do Pinheiro, com previsão de entrega em março de 2020”, diz Rodrigo. 

Ao final do encontro, foram divulgados os nomes que compõem a chapa única dos conselheiros que irão representar a temática de Educação, Esporte e Lazer. O primeiro titular será Isabel Cristina Ataide de Oliveira, o segundo titular será Leandro dos Santos, com os suplentes Sirlei de Brito e Fernando Garcia.

Também estiveram presentes na assembleia o vice-prefeito, Gustavo Paim, o secretário-adjunto de Relações Institucionais, Filipe Tisbierek, e o diretor de Participação Cidadã da prefeitura, Giovane Byl, além de delegados e conselheiros do OP.



/educacao /esportes /lazer

Texto de: Claiton Magalhães
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170