Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Prefeitura chama segunda colocada na PPP da Iluminação Pública

12/11/2019 11:15:08

Foto: Eduardo Beleske/Arquivo PMPA
Contrato prevê a troca dos mais de 100 mil pontos de iluminação da Capital

Contrato prevê a troca dos mais de 100 mil pontos de iluminação da Capital

O consórcio POA Luz, composto pelas empresas Enel X Brasil, Selt Engenharia, Mobit - Mobilidade, Iluminação e Tecnologia, foi convocado pela prefeitura para ratificação da proposta e apresentação de documentos de qualificação. A sessão pública de abertura do envelope em que consta a documentação acontece no próximo dia 21, às 14h30, na rua Siqueira Campos, 1300, 3º andar.  A convocação foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta terça-feira, 12.

O consórcio, que conta com a maior empresa de energia do mundo (a italiana Enel X), foi o segundo colocado no leilão realizado no final de agosto na sede da B3, em São Paulo, para a contratação da empresa que vai gerenciar a iluminação pública da Capital pelos próximos 20 anos. Na ocasião, o consórcio apresentou o lance de R$ 1,79 milhão, valor máximo a ser pago pela prefeitura mensalmente, depois de renovado todo o parque.

A convocação da segunda colocada se explica porque, após diligências administrativas abertas pela prefeitura, o Consórcio IP Sul, primeiro colocado no certame, foi inabilitado pela Comissão Especial de Licitação para assumir o contrato da PPP. A decisão aconteceu depois de análise aprofundada da documentação, que indicou a inexistência de elementos técnicos capazes de comprovar o atendimento de todos os requisitos mínimos para a assinatura do contrato.

Caso tenha sua documentação aprovada e seja habilitado, o consórcio POA Luz se tornará apto a assumir a gestão da iluminação dos mais de 100 mil pontos de iluminação.

PPP - O edital prevê que as lâmpadas sejam trocadas por lâmpadas de LED, o que vai gerar economia de cerca de 50%, além da expansão dos serviços de iluminação. A prefeitura fica com o papel de gestora do contrato, avaliando a performance do concessionário. Para o cidadão, o serviço se reflete em redução de acidentes noturnos, do impacto ambiental, em requalificação de áreas de convivência, maior sensação de segurança e bem-estar, eficiência na manutenção e economia de luz.

Sobre o consórcio POA Luz - É formado por três empresas sendo uma multinacional, a Enel X, uma nacional, a Mobit - Mobilidade, Iluminação e Tecnologia e uma gaúcha, a Selt Engenharia Ltda. A Italiana Enel X é a maior empresa de energia do mundo. Ela é comprometida em fornecer soluções tecnológicas inovadoras e impulsionar o consumo consciente e eficiente de energia. A Mobit é conhecida por proporcionar soluções inovadoras. A Selt Engenharia Ltda tem sede em Porto Alegre e atua nas áreas de projetos e construções de obras para o sistema de transmissão e geração de energia elétrica.

 

 



/iluminacao_publica

Texto de: Aline Rimolo
Edição de: Fabiana Kloeckner
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170