A prefeitura irá se juntar ao movimento mundial que incentiva as doações e a generosidade. Com a coordenação do Gabinete da Primeira Dama e POA Solidária, foi formada uma rede de entidades públicas, empresas e voluntários que irá realizar, na Orla do Guaíba, um evento nesta terça-feira, 3, em celebração ao Dia de Doar, data considerada emblemática para integrar o calendário de eventos da Capital.
Prestação de serviços, apresentações artísticas, brincadeiras para as crianças e pontos de coleta de doações de brinquedos para o Natal Alegre vão marcar a festa na Orla do Guaíba, entre as 13h e 18h, ao lado da Usina do Gasômetro. O objetivo principal da ação é o de promover a cultura de doação, mobilizando pessoas, escolas, empresas, entidades e governo por uma cidade mais generosa, voluntária e solidária.
Em 2018, a prefeitura registrou um recorde de doação para os fundos, que juntos receberam R$ 35 milhões. Os recursos são utilizados para cuidar de cerca de 50 mil crianças e mais de 30 organizações que prestam assistência a idosos.
Movimento mundial - O Dia de Doar é um grande movimento mundial para promover a doação. No dia 3 de dezembro, milhares de organizações se preparam voluntariamente para receber doações. Desde 2014, o Brasil faz parte do movimento global, que hoje conta com 55 países participando oficialmente, e ações sendo realizadas em mais de 190. Em inglês, o Dia de Doar recebe o nome de #GivingTuesday, que significa "terça-feira da doação". Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).
- Unidade Móvel da Defensoria Pública
- Unidade Móvel Oftalmológica
- Unidade Móvel do FGTAS (Sine)
Apresentações
- Abraço solidário com os alunos da Sase Bortolini Maristas, Boneco TriLegal e Bonecão da Guarda Municipal
- Crianças Virtuosas
- Impacta Mundo
- Maurício e Os Imaginários
- Banda de MPB das crianças Pão dos Pobres
- Banda Ecos do Sase Bortolini Maristas
- Às 16h30 ocorre o evento de celebração do Dia de Doar com parceiros e autoridades e a abertura oficial da segunda edição do Porto Orla Acessível.
Tendas
- Ponto de Coleta do “Natal Alegre” (doações pra crianças e idosos)
- Embeleze (corte de cabelo)
- Educação Ambiental (DMLU)
- Tenda da Fasc
- Circuito Sensorial - 14h30
- Brinquedos Acessíveis - 15h
Leia também:
Orla recebe evento pelos direitos das pessoas com deficiência
Texto de: Claiton Magalhães
Edição de: Fabiana Kloeckner
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.