Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Prefeitura organiza programação especial para o Dia de Doar

03/12/2019 10:03:55

Foto: Alex Rocha/PMPA
Evento tem a coordenação do Gabinete da Primeira-Dama com o POA Solidária

Evento tem a coordenação do Gabinete da Primeira-Dama com o POA Solidária

A prefeitura irá se juntar ao movimento mundial que incentiva as doações e a generosidade. Com a coordenação do Gabinete da Primeira Dama e POA Solidária, foi formada uma rede de entidades públicas, empresas e voluntários que irá realizar, na Orla do Guaíba, um evento nesta terça-feira, 3, em celebração ao Dia de Doar, data considerada emblemática para integrar o calendário de eventos da Capital.

Em parceria com a segunda edição do Porto Orla Acessível, realizada junto com o Ministério Público do Trabalho sob a coordenação da Diretoria Geral de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, o evento terá uma programação especial.

Prestação de serviços, apresentações artísticas, brincadeiras para as crianças e pontos de coleta de doações de brinquedos para o Natal Alegre vão marcar a festa na Orla do Guaíba, entre as 13h e 18h, ao lado da Usina do Gasômetro. O objetivo principal da ação é o de promover a cultura de doação, mobilizando pessoas, escolas, empresas, entidades e governo por uma cidade mais generosa, voluntária e solidária.

Fundos municipais - Em outra ação que irá integrar o evento, foram divulgadas informaçções sobre como os interessados podem contribuir com os fundos municipais da Criança e do Idoso. A iniciativa será realizada no NAU Live Space, durante encontro que vai apresentar as primeiras entregas do Pacto Alegre, a partir das 9h, no antigo Gondoleiros, na avenida Franklin Roosevelt, 1.308, no 4º Distrito.

Em 2018, a prefeitura registrou um recorde de doação para os fundos, que juntos receberam R$ 35 milhões. Os recursos são utilizados para cuidar de cerca de 50 mil crianças e mais de 30 organizações que prestam assistência a idosos.

Movimento mundial - O Dia de Doar é um grande movimento mundial para promover a doação. No dia 3 de dezembro, milhares de organizações se preparam voluntariamente para receber doações. Desde 2014, o Brasil faz parte do movimento global, que hoje conta com 55 países participando oficialmente, e ações sendo realizadas em mais de 190. Em inglês, o Dia de Doar recebe o nome de #GivingTuesday, que significa "terça-feira da doação". Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como  BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).

Programação:

Serviços
- Unidade Móvel de Saúde
- Unidade Móvel da Defensoria Pública
- Unidade Móvel Oftalmológica
- Unidade Móvel do FGTAS (Sine)

Apresentações
- Abraço solidário com os alunos da Sase Bortolini Maristas, Boneco TriLegal e Bonecão da Guarda Municipal
 - Crianças Virtuosas
- Impacta Mundo
- Maurício e Os Imaginários
- Banda de MPB das crianças Pão dos Pobres
- Banda Ecos do Sase Bortolini Maristas
- Às 16h30 ocorre o evento de celebração do Dia de Doar com parceiros e autoridades e a abertura oficial da segunda edição do Porto Orla Acessível.

Tendas
- Ponto de Coleta do “Natal Alegre” (doações pra crianças e idosos)
- Embeleze (corte de cabelo)
- Educação Ambiental (DMLU)
- Tenda da Fasc
- Circuito Sensorial - 14h30
- Brinquedos Acessíveis - 15h

Leia também:
Orla recebe evento pelos direitos das pessoas com deficiência



/desenvolvimento_social /doacao /natalalegre2019 /solidariedade

Texto de: Claiton Magalhães
Edição de: Fabiana Kloeckner
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170