Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Equipamentos qualificam recebimento de produtos agrícolas

03/12/2019 13:09:25

Foto: Andreas Müller/ PMPA
Caminhão e balança serão usados para receber e distribuir os alimentos

Caminhão e balança serão usados para receber e distribuir os alimentos

A prefeitura recebeu um reforço para a execução dos serviços de apoio à agricultura familiar de Porto Alegre. Na tarde dessa segunda-feira, 2, o município foi contemplado com um novo caminhão, modelo Ford Cargo 816, e uma balança mecânica de plataforma com capacidade para até 500 quilos. Os equipamentos foram viabilizados por meio de um projeto de apoio à modernização das centrais de recebimento de produtos da agricultura familiar no Rio Grande do Sul, realizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O projeto prevê a aquisição e o posterior repasse de equipamentos do Estado para os municípios interessados em qualificar suas centrais de recebimento de produtos da agricultura familiar. Como participante do edital, Porto Alegre poderá utilizar o caminhão e a balança para melhorar suas condições de infraestrutura e logística, facilitando o recebimento e a distribuição de alimentos na sua rede de ensino, saúde, restaurantes populares e outros.

Atualmente, Porto Alegre conta com pelo menos 340 famílias cadastradas nos programas de apoio aos agricultores familiares de base agroecológica, em transição e convencional, conforme explica o coordenador de Fomento de Atividades (CFA) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Oscar Peliciolli. “Com esses novos equipamentos, vamos apoiar a execução das compras governamentais e fortalecer sua capacidade operacional, proporcionando uma maior participação da agricultura familiar no mercado”, diz ele.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, representou a prefeitura no ato de entrega dos equipamentos. Ele lembrou que fomentar as atividades agropecuárias é fundamental no esforço para trazer dinamismo e geração de renda sustentável ao município. “No mundo todo, inclusive nos países mais desenvolvidos, as políticas de fomento econômico necessariamente trabalham para trazer sustentação à agropecuária, ajudando a fixar as famílias no campo ao mesmo tempo em que contribuem para que a população tenha acesso a alimentos de alta qualidade”, explica. “Nesse contexto, os equipamentos que recebemos hoje são essenciais para que possamos fazer a nossa parte.”



/agricultura /alimentos

Texto de: Andreas Muller
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170