Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Prefeitura realiza reunião com empresa para obras da Usina

03/12/2019 13:09:17

Foto: Isabel Lermen/Smim PMPA
Secretários municipais coordenaram os trabalhos nesta manhã

Secretários municipais coordenaram os trabalhos nesta manhã

Os grupos técnicos e de gestão da prefeitura, por meio das secretarias da Cultura (SMC), de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) e do Planejamento e Gestão (SMPG), e representantes do consórcio Rac/Arquibrasil, responsáveis pelas obras de requalificação do Centro Cultural Usina do Gasômetro, realizaram a primeira reunião de trabalho na manhã desta terça-feira, 3. A obra, que é a maior intervenção realizada nos mais de 90 anos do prédio, deve começar neste mês.

O contrato foi assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior no dia 22 de novembro. Fechado desde novembro de 2017, o espaço passará por recuperação, qualificação e modernização. Os investimentos, estimados em cerca de R$ 11,5 milhões, são do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e recursos próprios da prefeitura.

O secretário da Smim, Marcelo Gazen, apresentou o projeto, o cronograma inicial e os membros dos grupos representantes da prefeitura. “Hoje damos início aos trabalhos técnicos e de alinhamento com a empresa, salientando o objetivo principal dessa obra que tem como objetivo contribuir com a promoção de uma cidade sustentável com o desenvolvimento do turismo”, afirma. De acordo com o secretário da SMC, Luciano Alabarse, o prédio é um dos símbolos de Porto Alegre e a obra é muito aguardada, por ser considerada mais uma melhoria na região da orla. “Tenho certeza que a população vai vibrar com mais essa entrega”, destaca.

O diretor da Rac/Arquibrasil, Carlos German, ressaltou que o consórcio está à disposição da prefeitura para organização dos trabalhos. “Viemos de Curitiba para iniciar um canal de relacionamento para o melhor andamento desta importante obra. Dentro das possibilidades, queremos trazer valores como sustentabilidade e inovação”, salienta.

Obra - Com a revitalização, os espaços ganharão equipamentos modernos, mas manterão a essência de exibição de espetáculos experimentais. A ideia é que, com as operações comerciais, a Usina se torne financeiramente sustentável. Para maior segurança, está prevista a modernização da infraestrutura do prédio. O cinema, por exemplo, vai sair do terceiro andar e ir para o térreo (embaixo do teatro). Duas novas escadas, uma voltada para os trilhos do aeromóvel e outra para acesso ao terraço, reforçarão a independência dessa área.

O que vai mudar na estrutura do prédio:
- Todos os espaços 100% acessíveis a pessoas com deficiências
- Assentos e pergolados para apreciar a vista do Guaíba
- Entrada principal voltada à Orla Moacyr Scliar
- Teatro Elis Regina, no formato de arena. Os assentos em volta do palco poderão abrigar até 300 pessoas
- Restaurante com vista panorâmica no quarto andar e café com vista para a Rua da Praia
- Duas novas escadas, uma voltada para os trilhos do aeromóvel e outra para acesso ao terraço
- Sala de cinema P.F. Gastal será requalificada e mudará do terceiro andar para o térreo
- Diversas áreas de exposição, foyer, e espaços multiusos, sala de dança e áreas técnicas



/obras /revitalizacao /usina

Texto de: Isabel Lermen
Edição de: Fabiana Kloeckner
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170