Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Encaminhado projeto que institui Dia de Doar no município

03/12/2019 20:03:12

Foto: Cesar Lopes/PMPA
Cerimônia à beira do Guaíba também marcou abertura do 2º Porto Orla Acessível

Cerimônia à beira do Guaíba também marcou abertura do 2º Porto Orla Acessível

A cultura da doação está prestes a entrar para o calendário oficial de datas comemorativas de Porto Alegre. O prefeito Nelson Marchezan Júnior assinou, nesta terça-feira, 3, o projeto de lei que institui a primeira terça-feira subsequente ao Dia Mundial de Ação de Graças como data municipal. O objetivo é mobilizar cidadãos, empresas e entidades com o intuito de tornar a cidade mais generosa, voluntária e solidária. 
 
Com a lei, que será apreciada pela Câmara Municipal, fica institucionalizada a divulgação de ações solidárias nos canais oficiais de imprensa e nos meios eletrônicos do Município de Porto Alegre. As campanhas de doação para os fundos municipais também serão incentivadas.
 


Conforme o prefeito Nelson Marchezan Júnior, a doação é muito mais útil do que a força bruta do dinheiro público. “Muitas vezes, com um pequeno valor, conseguimos fazer uma grande entrega com a qual a burocracia da máquina pública poderia demorar muito tempo para beneficiar as pessoas”, afirma.
 
A primeira-dama do Município, Tainá Vidal, uma das incentivadoras da iniciativa, ressaltou a importância do estímulo à cultura da doação. “Estudos científicos comprovam: quem doa é muito mais feliz. E as pessoas mais felizes se ajudam umas às outras, gerando um ciclo de solidariedade”, destaca.
 
Na Orla do Guaíba, foi realizado durante a tarde desta terça-feira o chamado Dia de Doar. O público presente no local teve acesso a serviços como corte de cabelo, testes clínicos, atendimento da Defensoria Pública e do Sine, apresentações artísticas, brincadeiras para as crianças e pontos de coleta de doações de brinquedos para o Natal Alegre.
 
Orla acessível - A cerimônia também marcou a abertura oficial da 2ª edição do Porto Orla Acessível. O evento oferece atividades culturais, artísticas, esportivas e informativas, com o objetivo de sensibilizar a população sobre o respeito aos direitos das pessoas com deficiência.
 
Marchezan informou que aguarda ansioso o trâmite do projeto de lei do vereador Paulo Brum, na Câmara Municipal, para colocar no calendário oficial da Capital o dia de conscientização das pessoas com deficiência. Ele garantiu que vai sancionar assim que estiver com a proposta aprovada em mãos. 
 
Segundo Marchezan, as reformas aprovadas com apoio dos vereadores vão permitir que nos próximos dias Porto Alegre assine o maior contrato de execução de rampas de acessibilidade nas calçadas do município. Além disso, lembrou que 87 ônibus modernos e equipados com acessibilidade serão adquiridos para renovar a frota da Carris.
 
“Quando falamos em acessibilidade, não estamos falando apenas no sentido arquitetônico, mas em entender o lugar do outro. É dever do poder público melhor atender às pessoas com deficiência e acabar com as barreiras que existem entre os seres humanos”, finaliza o diretor de Acessibilidade e Inclusão Social, Jorge Heleno Brasil.


/acessibilidade /natalalegre2019 /orla

Texto de: Gonçalo Valduga
Edição de: Rui Felten
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170