Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Escolas comunitárias recebem kits de livros infantis

14/02/2020 17:35:36

Foto: Raphaela Auad/SMED PMPA
Total de 28 instituições de ensino receberá os kits este ano

Total de 28 instituições de ensino receberá os kits este ano

Foi uma manhã de alegria para as crianças da Escola Comunitária de Educação Infantil (Ecei) Esperança Cordeiro, do bairro Sarandi. A expectativa e a ansiedade foram substituídas por uma explosão de felicidade assim que as caixas contendo 50 kits com livros infantis foram abertas diante dos olhos atentos da criançada. Trata-se do projeto-piloto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) com a Escola da Inteligência, cujo objetivo é desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. “Esses livros significam conhecimento, troca de experiências”, resume a diretora, Elma Stregue.
 
Um total de 28 instituições de ensino (27 comunitárias e uma municipal, todas de educação infantil) receberá os kits este ano. A Ecei Esperança Cordeiro foi uma das primeiras a receber e conta agora com 50 kits para os jardins A e B. Cada criança tem direito a oito livros coloridos. Quatro serão trabalhados no primeiro semestre e os demais, no segundo. As famílias e professores também ganharão livros, porém diferentes. Os docentes desenvolverão as aulas a partir da poesia, canção e narrativa. “Temos projetos como a hora do conto, a releitura de obras e, no ano passado, trabalhamos com os livros do Monteiro Lobato. Também recebemos aqui na escola a escritora de livros infantis Silvia Caminha, autora de Maria Molhada e outras histórias”, conta a coordenadora pedagógica Débora Dorneles Uchaski. 
 
Basta caminhar pelo corredor principal da escola para perceber que os livros ocupam um lugar de destaque. Circundando o corredor, há dezenas de obras infantis à disposição das crianças. Os mestres da pintura Van Gogh, Rubens e David dividem espaço com A árvore generosa, de Shel Silverstein, um dos maiores clássicos da literatura infantil. “As crianças daqui adoram ler. Trabalhamos com o Projeto Baú de Histórias no ano passado. Foi algo enriquecedor para todos. Quando os pequenos viram os baús cheios de livros, os olhos começaram a brilhar”, lembra Débora.
 
A iniciativa da Smed com a Escola da Inteligência conta com 1,5 mil kits para serem distribuídos. A previsão é de que todas as instituições de ensino envolvidas recebam os livros até o dia 21. A partir de março, uma consultora do projeto visitará essas escolas para prestar assessoria sobre como o material pode ser explorado dentro da sala de aula. Haverá uma palestra em cada uma para explicar às famílias como funciona a proposta.
 
A Ecei Esperança Cordeiro atende 83 crianças e conta com oito educadores. 

/educacao /escolascomunitarias /livros

Texto de: André Malinoski
Edição de: Taís Dimer Dihl
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170