Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Prefeitura participa de encontro virtual com escolas de gestão

29/03/2020 20:02:25

A Escola de Gestão Pública da Prefeitura de Porto Alegre participou da primeira reunião, na modalidade à distância, da Rede de Escolas Municipais de Gestão e Governo do Rio Grande do Sul (RS). O evento ocorreu nessa sexta, 27. A agenda de trabalho do grupo previa um encontro presencial em março. Diante do contexto epidemiológico que levou à adoção do trabalho remoto por todas as equipes, a EGP sugeriu a realização de uma videoconferência. 
 
O papel das escolas de gestão e governo diante das ameaças e limitações impostas pela pandemia do coronavírus e a busca por alternativas conjuntas capazes de minimizar os impactos da crise foram pontos centrais da reunião. A EGP relatou a sua experiência de implementação da plataforma de ensino à distância EducaPOA. Em caráter emergencial, a plataforma evoluiu da fase de testes para a oferta da Capacitação em Fiscalização Municipal - Situação Emergencial Covid-19, voltada aos agentes de fiscalização e à Guarda Municipal. Para acessar o curso, clique aqui.
 
Histórico - A articulação das instituições responsáveis pela capacitação de servidores públicos no Rio Grande do Sul foi proposta, ainda em 2019, pela Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena do Tribunal de Contas do Estado (TCE), com o objetivo de incentivar o compartilhamento de boas práticas, otimizar recursos e ampliar a capacidade de oferta de vagas. A atuação da rede de escolas será regida por um instrumento legal prevendo o intercâmbio de tecnologia na área de ensino, a oferta de vagas em capacitações e o uso de recursos comuns entre as instituições.
 
Tecnologia - Para a coordenadora da Escola de Gestão Pública, Sirley Carvalho, a adoção de recursos tecnológicos nas rotinas de trabalho remoto, além de viabilizar a execução de tarefas, representa uma grande possibilidade de aprendizado organizacional. “Como escola de gestão, temos a oportunidade e a responsabilidade de utilizar as novas tecnologias no trabalho das equipes da prefeitura. Na EGP, estamos experimentando ferramentas de webconferência, plataformas de interação usadas por gamers, redes sociais e outros recursos gratuitos e abertos, além da nossa plataforma de ensino à distância, a EducaPOA, que passa a oferecer conteúdos de apoio às ações de prevenção e enfrentamento à pandemia. É um universo de alternativas que esta situação de crise nos impulsiona a recorrer de forma mais assertiva.” 
 
O diretor da Escola Superior de Gestão e Controle do TCE/RS, Carlos Eduardo Fleck, reforçou a importância do trabalho em rede como forma de manter o grupo mobilizado e aberto à troca de experiências, incluindo na pauta de trabalho a prevenção e os procedimentos em relação à pandemia. “A videoconferência permitiu, apesar das limitações que estamos enfrentando, realizar a primeira reunião da nossa rede em 2020. Iniciativas como esta nos ajudam a manter firme o propósito de unir esforços em torno da capacitação de servidores e da oferta de serviços públicos qualificados, à altura dos desafios que temos pela frente.” 
 
Participaram do encontro representantes de outras sete escolas de gestão pública da Capital e do interior do Rio Grande do Sul: Escola do Legislativo de Novo Hamburgo; Escola do Legislativo Julieta Batistoli, da Câmara Municipal de Porto Alegre; Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, da Câmara de Uruguaiana; Escola de Gestão da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Escola de Gestão Pública da Prefeitura de São Leopoldo.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.


/capacitacao /coronavirus /escolas /pandemia

Texto de: Rita Becco
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170