Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Mais de 139 mil pessoas são vacinadas contra a gripe na Capital

31/03/2020 19:15:00

Foto: Robson da Silveira/SMS PMPA
Já foram imunizados 112.844 idosos e 26.702 profissionais de saúde

Já foram imunizados 112.844 idosos e 26.702 profissionais de saúde

Mais de 139 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe no município. Os registros do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) indicam que, até as 17h desta terça-feira, 31, foram aplicadas 95.163 doses em pessoas com mais de 60 anos em unidades de saúde, no atendimento domiciliar em pacientes acamados, drive-thrus e farmácias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O sistema do Ministério da Saúde contabiliza as doses aplicadas nas farmácias sempre nas sextas-feiras. Considerando que foram aplicadas 17.681 doses nesta segunda e terça-feira, 31, a Capital totaliza 112.844 vacinas administradas em idosos desde o início da campanha, na última quarta-feira, 25. Com relação a profissionais da saúde, foram administradas 26.702 doses, um total de 139.546 doses no público-alvo desta primeira fase.
 
O contingente estimado dos dois grupos pelo Ministério da Saúde é de 213 mil para idosos e 82,4 mil para trabalhadores da saúde (295,4 mil pessoas). A meta é vacinar 90%, ou 191,7 mil idosos e 74,1 mil profissionais da saúde. É importante lembrar que a vacina não protege contra o novo coronavírus, mas evita complicações causadas pelos vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria, que ainda não estão circulando. Assim, as pessoas não precisam correr aos locais de vacinação para se vacinar, o melhor é evitar aglomerações neste momento, pois a campanha vai até 22 de maio.

Na segunda-feira, 30, a prefeitura recebeu nova remessa de vacinas do ministério, via Secretaria Estadual de Saúde, somando 67 mil doses do imunobiológico. Dezesseis mil foram entregues para as farmácias parceiras. Nesta terça-feira, foram destinadas 20 mil para vacinação de profissionais que trabalham em hospitais. Outras 31 mil foram repassadas para imunização em unidades de saúde e drive-thrus, com início do atendimento na quarta-feira, 1º de abril.
 
Veja onde tem vacina clicando aqui (farmácias) e aqui.
 
Campanha - Outras duas fases de vacinação estão previstas, com início em 16 de abril e 9 de maio, respectivamente, com grupos prioritários diferentes. O término ocorrerá em 22 de maio, para todos os grupos. Este ano foram ampliados os grupos a serem imunizados, com a inclusão de adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.
 
A segunda fase começa em 16 de abril e é dirigida a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades), professores de escolas públicas e privadas, e profissionais das forças de segurança e salvamento.
 
Em 9 de maio, os demais grupos de risco começam a ser imunizados: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos entre 55 e 59 anos, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, apenados e funcionários do sistema prisional.

Para mais informações sobre coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia

/coronavirus /gripe /pandemia /vacinacao

Texto de: Vanessa Conte
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170