Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Semana de Porto Alegre promove encontro das pessoas com a cidade

16/03/2015 11:32:31

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Edição busca reestabelecer vínculos dos porto-alegrenses com a Capital

Edição busca reestabelecer vínculos dos porto-alegrenses com a Capital

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Cantora Luíza Helena interpretou músicas do homenageado Túlio Piva

Cantora Luíza Helena interpretou músicas do homenageado Túlio Piva

No aniversário de 243 anos da capital gaúcha, a programação da Semana de Porto Alegre propõe um encontro das pessoas com a cidade. Com atrações culturais, de esporte, lazer e serviços para a população, que vai de 21 a 29 de março, o objetivo é fazer com que moradores e visitantes aproveitem os espaços, os talentos e as oportunidades que a cidade oferece. Neste ano, a homenagem é ao centenário do cantor e compositor Túlio Piva. (fotos)

A programação da 56ª Semana de Porto Alegre foi apresentada na manhã desta segunda-feira, 16, pelo prefeito José Fortunati e o secretário municipal da Cultura, Roque Jacoby, em café da manhã para a imprensa no Chalé da Praça XV. Fortunati destacou o tema deste ano e as grandes atrações que promoverão este “encontro”. “Com nossas rotinas corridas, muitas vezes as grandes virtudes, os espaços encantadores, a arte e a cultura, nossos talentos, acabam passando despercebidos. Queremos que essas atividades da Semana de Porto Alegre voltem a mostrar essa nossa cidade plural, com tantas qualidades e atrativos, com tanta coisa legal para fazer e aproveitar, diferente daquela que enxergamos no dia a dia, e promovam, efetivamente, o encontro da população com a nossa Capital”, ressaltou o prefeito.

O secretário municipal da Cultura falou sobre os grandes destaques da programação, como o tradicional Baile da Cidade, que neste ano será realizado no Largo Glênio Peres, ao lado do Mercado Público. “Queremos estabelecer e reestabelecer certos vínculos entre os porto-alegrenses e a nossa Porto Alegre. O baile no Centro Histórico promove esse reencontro com o coração da cidade. Além disso, temos uma série de outros grandes eventos programados, como a apresentação da Ospa e da Orquestra Villa Lobos e o show da cantora Gal Costa, no Araújo Vianna”, disse Roque Jacoby. Ele falou também sobre a preocupação em promover uma programação rica culturalmente, diversificada e de qualidade, para agradar todos os gostos.

No café da manhã, a cantora Luíza Helena interpretou músicas do homenageado, Túlio Piva. Também participaram do evento de apresentação da Semana de Porto Alegre o vice-prefeito, Sebastião Melo, os secretários municipais de Comunicação Social, Carlos Henrique Bastos, de Educação, Cleci Jurach, de Obras, Mauro Zacher, e os diretores dos departamentos de Limpeza Urbana (DMLU), André Carús, e de Esgotos Pluviais (DEP), Tarso Boelter. 

Homenagem a Túlio Piva
– Em 2015, a semana faz uma homenagem ao centenário do cantor e compositor Túlio Piva, nascido em Santiago, em dezembro de 1914. Mesmo não sendo natural de Porto Alegre, Piva construiu a vida e a carreira artística na Capital, onde criou obras-primas da música popular brasileira, como “Gente da Noite” e “Pandeiro de Prata”.

Entregas à população
- Ao longo da semana, o destaque fica por conta da entrega de duas obras importantes para a cidade. No dia do aniversário de Porto Alegre, na quinta-feira, 26, será liberado o trânsito de veículos no viaduto da III Perimetral sobre a avenida Bento Gonçalves, reestabelecendo a ligação viária entre os bairros Partenon e Jardim Botânico. Na sexta, 27, a Cinemateca Capitólio será aberta ao público depois da restauração do prédio histórico. A inauguração terá exibição do clássico gaúcho Vento Norte, de Salomão Scliar.

Outros destaques da programação:


Baile da Cidade
– Tradicional evento de comemoração do aniversário de Porto Alegre, o baile acontece no dia 21 de março, no Largo Glênio Peres.

24 horas de Cultura
– Neste ano, o 24 horas de Cultura será em dose dupla. A primeira virada acontece no dia 22, e a segunda no dia 29 de março.

23° Salão Internacional de Desenho para Imprensa
– A Secretaria Municipal da Cultura promove de 28 de março a 3 de maio. O objetivo do evento é estimular e divulgar a expressão gráfica aplicada à imprensa.

Gal Costa canta Lupicínio
– A apresentação da cantora Gal Costa acontece no dia 25 de março no auditório Araújo Viana.

Mutirão de Limpeza da Orla
– No dia 21 de março acontece o mutirão de limpeza das orlas de Ipanema até o Guarujá.

Orquestra Villa-Lobos
– Com um repertório que mistura erudito e o popular, a orquestra Villa-Lobos se apresenta no dia 23 de março, na Escadaria das Dores.

Medalha da Cidade – Realizada na data de aniversário, dia 26 março, premia pessoas ou entidades que se destacaram por relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento cultural, social ou econômico da cidade.

Clique aqui e confira a programação completa da Semana de Porto Alegre. 

Semana de Porto Alegre | 243 anos
Acesse a programação: www.portoalegre.rs.gov.br/semanapoa

 



/cultura /semana_de_porto_alegre

Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Carolina Seeger
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170