Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Viva o Centro inaugura o Caminho do Livro

Foto: Divulgação / PMPA

O Caminho do Livro, nome dado ao trecho da rua Riachuelo, entre as avenidas Borges de Medeiros e General Câmara, que receberá a mostra de livros de cerca de 30 expositores, será inaugurado sábado, 9. A parceria entre a prefeitura e a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) viabilizou a criação do projeto contínuo de incentivo a cultura que acontecerá todos os sábados, das 10h às 16h.  

Para o aproveitamento da concentração de livreiros no local, a ação da Secretaria de Planejamento Municipal (SPM) prevê o incentivo à leitura. "A idéia é criar atrativos que proporcionem um incentivo à leitura, mas que também possam potencializar a cultura na área central", afirma Glênio Vianna Bohrer, gerente do programa Viva o Centro, um dos 21 programas estratégicos inseridos no novo Modelo de Gestão adotado, em 2005, pela administração municipal.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic), serão montadas bancas ao longo do trajeto, onde estarão expostos os livros para a venda. As mais de 15 livrarias da Riachuelo permanecerão abertas durante o evento. Além da feira de livros, está prevista uma programação em paralelo para pessoas de todas as idades, como por exemplo, apresentações artísticas, contações de histórias e sessões de autógrafos.

Interação – O novo projeto tem como referência a Feira do Caminho dos Antiquários, criada há três anos, no centro da Capital. Para comemorar a primeira edição do Caminho do Livro, a ação Viva o Centro a Pé incluirá no seu percurso a nova feira. A caminhada será orientada por estudiosos de história, arquitetura e artes, e será comandada pelo professor Cláudio Calovi.

A Empresa de Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) também entram na parceria e farão as articulações necessárias para garantir a iluminação, a limpeza e a fiscalização, além do controle da circulação de veículos na região. O trânsito será interrompido aos sábados, das 10h às 16h, para garantir a segurança dos comerciantes, moradores e participantes do evento.

Os organizadores ainda contam com parceiros, como o Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano (ICBNA), o Teatro de Arena, o Memorial do Ministério Público do RS, a Casa do Estudante Aparício Cora de Almeida, a Biblioteca da UERGS, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, a Biblioteca Pública do Estado (BPE), o Arquivo Público do Rio Grande do Sul (APERS) e o Instituto Histórico e Geográfico do RS (IHGRGS).

A iniciativa é aberta para livreiros, editores, creditistas e distribuidores de livros da Região Metropolitana, associados ou não à CRL. As empresas interessadas em participar do Caminho do Livro podem obter informações por meio do e-mail sonia@camaradolivro.com.br ou pelo telefone da CRL (51) 3225-5096.

Programação

8h30 às 12h - VI Mostra de Pesquisa: Produzindo a História a partir de Fontes Primárias
Tema: O Mundo do Trabalho: escravos e livres
Local: Rua Riachuelo, nº 1031 -Auditório do Arquivo Público do Estado do RS
Inscrições: 3227 1698 / 3211 2867
10h - Abertura - Xerife da Feira do Livro
10h15 - Oficina Infantil com Paulo Ferrari - Livro: Ecopoesias dos Gnomos
11h30 - Clube do Choro
12h - Cerimônia Oficial de Inauguração do Caminho do Livro
13h30 - A Rua do Livro e a Memória de Porto Alegre: Visita guiada ao Arquivo Público do RS
Saída: Rua Riachuelo, nº 1355, em frente a Casa do Estudante. Inscrições: e-mail: masica@smic.prefpoa.com.br ou fone: 3289 1727
15h - Contação de História com Ana Terra e com a equipe da Livraria Paulinas
Atração: Museu Itinerante Carris – durante todo o evento
CAMINHADA Viva o Centro a Pé - saída do Caminho dos Antiquários às 10h, encerrando no Caminho do Livro – às 12h. Com o Professor Cláudio Calovi. Roteiro: Centro Alto, Viaduto Otávio Rocha e Praça da Matriz. Visitação interna do Museu Júlio de Castilhos e da Biblioteca Pública Estadual.
16h - Encerramento
Outras informações: http://www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro

  • 05/08/2008 11:44:15
  •   
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170