PMPA/SMC / Prêmio Dramaturgia / Autores Premiados / 2002 / 2º colocado

Wilson Machado

com Ninguém virá bater à minha porta

Sou natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Nasci em dezembro de 1964. Cheguei ao Rio de Janeiro em 1984 e tive dúvidas de que resistisse por muito tempo ao escaldante verão carioca, mas o tempo foi passando, e eu fui ficando... Cheguei sozinho, sem conhecer a cidade e sem ter qualquer amigo mais próximo. No entanto, estava decidido a cortar o cordão umbilical que me ligava à minha cidade natal.

Tão logo cheguei, fiz testes para entrar numa escola profissionalizante para atores. Apesar do grande número de candidatos disputando poucas vagas, passei nos testes e consegui me matricular. A partir daí, travei rica convivência com pessoas de várias partes do país, e isso muito contribuiu para o meu crescimento pessoal. Estimulado pelos novos conhecimentos que vinha adquirindo, ao lado dos poemas e contos que sempre havia escrito, passei a criar também peças de teatro.

Entretanto, com o passar do tempo, tentando consolidar uma vida mais segura, sem as incertezas tão comuns aos que se aventuram pelo campo das artes, acabei me afastando um pouco do teatro, sem, no entanto, esquecer da escrita. Mergulhei cada vez mais nos sentimentos humanos, na solidão das grandes metrópoles, nos encontros e desencontros da vida e resgatei uma certa nostalgia mineira da qual andava me afastando. Isso gerou o livro O silêncio de cada um, que lancei em 2000 pela editora Razão Cultural. Até o momento, tenho oito textos teatrais escritos.

Wilson Machado

(Texto publicado no livro 4º Concurso Nacional de Dramaturgia - Prêmio Carlos Carvalho, 2004)

NOTA: Wilson Machado faleceu no Rio de Janeiro em 28 de abril de 2007.




contatos

Prêmio Carlos Carvalho
Av. Erico Verissimo,
307 Cep 90160-181

(51) 3289.8062 
(51) 3289.8064
E-mail




 

Página desenvolvida pela PROCEMPA