PMPA/SMC / Prêmio Dramaturgia / Autores Premiados / 2000 / 1º colocado

Avelino Alves

com Pequenas tragédias

Nasci em São Paulo há 42 anos. Jornalista desde os 23, estreei no teatro com a peça Não me abandones no inverno. O texto foi premiado no I Concurso Estadual de Dramaturgia do SESI, em 95. No ano seguinte, a peça foi uma das escolhidas para a Jornada SESC de Teatro. Não me abandones no inverno ficou em cartaz em 97 no teatro Espaço Cultural Piccolo, com os atores Carolina Kasting e Petrônio Nascimento, e direção do peruano Hugo Villavicencio.

     Em 99, escrevi Água fora da bacia, inspirado no Decamerão, de Giovanni Boccaccio. A comédia foi produzida pelo grupo Parlapatões, patifes & paspalhões e encenada no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), com direção de Hugo Possolo.

     Em 2000 fiz Espelhos e sombras. O texto foi montado com direção de Alexandre Roit. No elenco, Luiz Amorim, Ana Paula Sant'Ana e Guilherme Tavares. Estreou em 15 de setembro na Boate SoGo. Em 2001, ganhei o 1º lugar no 3º. Concurso de Dramaturgia - Prêmio Carlos Carvalho, promovido pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre (RS), com a peça Pequenas tragédias. Receber um prêmio tão importante, no Sul do meu país, foi um dos momentos mais emocionantes de minha vida.

     Autor de outros textos de teatro, ainda inéditos, além de dois livros de poemas, um de contos e outro de crônicas, publiquei ainda o livro de poesias Liberdade Consentida e participei da coletânea Seis histórias de Natal, com o conto Lembrança de Natal. Escrevi O grande amigo, livro infantil, que continua inédito.

Avelino Alves




contatos

Prêmio Carlos Carvalho
Av. Erico Verissimo,
307 Cep 90160-181

(51) 3289.8062 
(51) 3289.8064
E-mail




 

Página desenvolvida pela PROCEMPA