PortoWeb Porto Web Caipira

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina


Eqüinos

Cavalo, no latim significa caballu e seu gênero é Equus, por isso que é dado o nome científico de Equus caballus. O animal é mamífero e pertence à Ordem dos Ungulados (é uma divisão de mamíferos que compreendia os animais de casco, como os artiodátilos e perissodátilos).

A história revela que os antecessores do cavalo são originários do Norte da América. O animal é descendente de uma linha evolutiva com cerca de sessenta milhões de anos, onde se iniciou com o Hyracohteriun - um animal primitivo com aproximadamente 40 cm de altura – e seus antecessores se estiguiram por volta do Pleistoceno, com cerca de cento e vinte mil anos.

Diversas raças de cavalos criadas aqui no Estado fazem parte da grande vitrine de animais da Expointer. Com 162 exemplares, o Mangalarga vai a sua 25ª edição de Feira. Paint Horse, Árabe, Morgan, Percheron e Lusitano também se incluem no elenco. A raça Appaloosa está trazendo 83 cavalos e vem com uma novidade: 15 cachorros de diversas raças fazem parte do evento. A raça Mangalarga Marchador leva ao Parque 200 animais e o Quarto-de-Milha vem com seu recorde de 125 inscritos. O cavalo Crioulo, raça característica do Estado, participa da Feira com 450 animais, e o a raça Pônei, a atração das crianças, tem 193 exemplares.

Cavalo Crioulo

O cavalo crioulo é o cavalo típico do gaúcho, e um dos símbolos oficiais do Rio Grande do Sul. São os descendentes diretos dos animais trazidos por espanhóis e portugueses para a América, desde 1500.

Vivendo solto no Pampa durante 400 anos, e chegando a formar manadas selvagens, o cavalo crioulo desenvolveu inigualáveis resistência e rusticidade. O Crioulo é, por excelência, um cavalo de trabalho, ideal na lida com gado, para passeio e enduro, podendo ser usado para percorrer grandes distâncias.

Curiosidades

 - A raça mais rápida de cavalo é o famoso Thoroughbred (puro sangue inglês ou PSI) alcança em média a velocidade de 17 m/s (~60 km/h).

 - O Cavalo pode viver em média 25 anos, porém, há registro de um cavalo com 40 anos.

 - Inglês, Árabe, Crioulo, Quarto de Milha, Manga larga e Percheron são as principais raças de cavalo criadas no Rio Grande do Sul.

 - A Assembléia aprovou dia 13/08/2002 o projeto de lei que institui o cavalo crioulo como animal símbolo do Estado.

 - Hipofobia e Equinofobia - é o pânico ou medo de cavalos.

 - A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que auxilia no desenvolvimento físico, psíquico e emocional de pessoas portadoras de deficiências e/ou com necessidades especiais. 

 - O Brasil possui o terceiro maior rebanho eqüino do mundo, com 5,9 milhões de cabeças, ficando atrás apenas do México e da China.

 - O Estado do Rio Grande do Sul apresenta o terceiro maior rebanho eqüino do país, contribuindo expressivamente para o agronegócio brasileiro.

Denominações dos Cavalos

 -
Cavalo Cabano: tem duas orelhas caídas em forma de chapéu.

 - Cavalo Fogoso: é o cavalo explosivo, que pede freio; para amansá-lo, sugere-se colocá-lo em serviços monótonos. 

 - Cavalo Gavião: é arisco e não se deixa pegar.

 - Cavalo Pachola: cavalo faceiro, que desfila empinando-se.  

 - Cavalo Passarinheiro: é assustado, se assusta a cada movimento estranho.

 - Cavalo Reiuno: cavalo sem marca que anda de mão em mão. 

 - Cavalo Rufilhão: cavalo mal castrado, que desfila como garanhão mas sem poder de fecundação. 

 - Cavalo Tafoneiro: só atende para um lado.







Página desenvolvida pela PROCEMPA