PortoWeb Porto Web Caipira

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina



Chinchilas
Estrutiocultura (A Criação de Chinchilas)

A origem da espécie das chinchilas foi descoberta por espanhóis quando conquistaram a América do Sul, no século XVI. O pequeno roedor é vegetariano e possui hábitos noturnos, ou seja, ele dorme durante o dia e fica acordado à noite. As chinchilas criadas em cativeiros são chamadas de laníngeras. A sua alimentação é bastante equilibrada.

As chinchilas são animais bastante resistentes as doenças, mas é sempre importante examiná-las periodicamente. As doenças mais frequentes são: Diarréia, Constipação, Infecções intestinais, Conjuntivite e Infecções causadas por fungos.

A feira vai apresentar cerca de 70 animais, de sete criadores dos municípios de Viamão, Gravataí, Santa Maria, entre outros.

Classificação científica das chinchilas

Reino: Animália
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Chinchillidae

Veja alguns alimentos que uma chinchila pode comer

- Ração peletizada: de 20 a 30g diárias por chinchila adulta (a medida é calculada da seguinte forma: de 3 a 6 gramas de ração por 100g de peso vivo).
- Alfafa: podendo ser solta (em ramos) ou em blocos (cubos), sempre livres de tratamentos químicos e do mofo. Tem que ser dado de forma alternada, um dia sim e outro não, entre um bloco ou um maço pequeno de alfafa em ramos.
- Suplemento alimentar: Fornecer o suplemento de 2 a 3 vezes por semana, alternando com a alfafa. Este alimento pode ser encontrado pronto em alguns pet shops.

O que as chinchilas não devem comer

Alimentos tipicamente fornecidos a coelhos e hamsters, como o milho, alface, etc. Também não convém dar a eles pães, bolachas, biscoitos, leite, queijos e outros cereais matinais. Suco de laranja, açúcar, amendoins, nozes e amêndoas, a não ser quando prescritos por veterinários, para suprir alguma carência específica de nutrientes.







Página desenvolvida pela PROCEMPA