A lenda diz que na corte do Duque Ludovico Sforza, o Mouro, Senhor de Milão, houve uma grande ceia numa vigília de Natal. Para o encerramento desse faustoso banquete, o mestre da cozinha havia preparado um doce especial, que por distração queimou irremediavelmente.
Para compensar a ausência do doce original, um rapaz da cozinha, chamado Toni, sugeriu um bolo que tinha preparado para si mesmo usando os ingredientes disponíveis que sobraram da preparação anterior.
Um pão doce incomum, perfumado com frutas cristalizadas e manteiga, com uma cúpula corada, foi apresentado aos convidados do Duque, sendo saudado e consumido em instantes. Um coro unânime de louvor se formou e os convidados logo perguntaram ao anfitrião o nome do autor desse extraordinário pão doce. Toni se adiantou e disse que ainda não tinha dado nome ao seu doce. O Duque, então o batizou com o nome do seu criador e a partir desse momento todos passaram a festejar com o "pan del Toni", ou seja, panettone, agora famoso no mundo todo.
Ingredientes
500 g de farinha de trigo
4 ovos + 2 gemas
20 g de levedura de cerveja
150 g de açúcar
100 g de amêndoas
150 de manteiga
100 gramas de casca de laranja cristalizada
1 copo de leite
50 gramas de açúcar em pedaços
25 g fermento
sal
Preparação
Escalde as amêndoas em água fervente e descasque-as. Com metade da farinha, a levedura e o fermento dissolvidos em um pouco de leite morno, faça uma massa e deixe-a descansar e fermentar, coberta com um pano. Quando tiver crescido o até o dobro, adicione os ovos, uma gema, o restante da farinha, o açúcar, a manteiga, uma pitada de sal, os pedaços frutas cristalizadas e o restante do leite.
Depois, coloque a massa para crescer numa forma untada, dando-lhe o formato desejado. Um anel de papel manteiga ao redor é muito útil. Pincele a superfície com a gema restante e salpique com amêndoas e açúcar em pedaços. Coloque em um lugar morno para crescer. Quando a mistura tiver crescido até o dobro, asse-a por cerca de 1 hora – primeiro em fogo alto e depois em médio.
Também podem ser acrescentados outros tipos de frutas cristalizadas, além de passas de uva.