Site de Porto Alegre 2014
Transparência na Copa

 
SECOPA - Secretaria Extraordinária da Copa de 2014
PMPA / SECOPA / Secopa

A SECOPA

Porto Alegre encara a Copa do Mundo não apenas como o maior evento esportivo do planeta, mas como a grande oportunidade de gerar o desenvolvimento e as transformações que a cidade tanto quer e precisa. A Capital do Rio Grande do Sul prepara-se para um novo período de crescimento e essa etapa passa, necessariamente, por 2014.

Ciente dessa situação, no final de 2008, a prefeitura criou a Secopa (Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo 2014). Seguindo exemplos de outras estruturas criadas em cidades e países  sedes de megaeventos, a Secopa foi gestada com o objetivo de gerenciar, em parceria com as demais secretarias municipais, a preparação de Porto Alegre para a Copa do Mundo de 2014 que acontece no Brasil. 

Para integrar a sociedade civil na preparação para o Mundial, a Secopa criou o Comitê Organizador Sede - Porto Alegre 2014, que trabalha com nove eixos temáticos abrangendo as áreas de Mobilidade Urbana, Turismo e Rede Hoteleira, Marketing e Eventos, Infraestrutura Esportiva, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Voluntariado, Capacitação profissional e Protocolo, Promoção Comercial, Tecnologia e Serviços Públicos. "Através do comitê vamos ampliar a preparação da cidade, com a contribuição da sociedade, por meio de suas entidades representativas", explica o prefeito José Fortunati.

As sete câmaras temáticas seguem o exemplo das realizadas pelo Governo Federal e tem como propósito o diálogo com as câmaras nacionais e o Comitê Organizador Local, no Rio de Janeiro. A primeira câmara instalada é a de Turismo e Rede Hoteleira, que reúne representantes de cerca de 50 entidades do setor.

A Secopa busca parceiros, supervisiona os projetos da prefeitura, acompanha as reformas nos estádios e faz a relação institucional com os demais agentes envolvidos. Como se trata de uma Secretaria Extraordinária, a Secopa será extinta ao final do ano de 2014.

A secretaria está basicamente dividida em quatro setores:

• Gabinete/Administrativo

• Gestão Interinstitucional

• Gestão Técnica 

• Comunicação Social




Siga o Twitter da SECOPA




Saiba quem são eles




Desenvolvimento PROCEMPA