Prefeitura de Porto Alegre

CULTURAMemória CulturalProjeto MonumentaNotícias

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^
03/03/2008

Restauração dos casarões da rua dos Andradas foi entregue

A solenidade de entrega das obras de restauração dos casarões localizados na rua dos Andradas 673 e 683 aconteceu no dia 20 de novembro. Foram recuperadas as fachadas, os telhados em toda a sua estrutura, incluindo vigas e pilares, e lajes do entrepiso, financiados pelo Projeto Monumenta com investimentos de R$ 422 mil. As obras de interiores foram custeadas pelo proprietário e custara R$ 300 mil.

O Programa Monumenta, do Ministério da Cultura, abrange 26 cidades históricas brasileiras e dispõe de recursos oriundos do orçamento federal, de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de recursos das prefeituras onde o programa está inserido, contando com a parceria da UNESCO e da Caixa Econômica Federal. Seu objetivo é a recuperação física sítios históricos urbanos brasileiros e seus monumentos e criar referenciais para uma gestão sustentada do patrimônio cultural, trazendo a população para usufruir dos centros históricos e reforçar com eles sua identidade e referências afetivas.


Os valores disponibilizados para a execução das obras são uma modalidade de financiamento concedida a imóveis privados com valor histórico-cultural que foram selecionados por meio de um edital de seleção lançado em 2006, através da Caixa Econômica Federal, com carência de seis meses após a conclusão das obras e pagos sem juros num prazo de 120 meses (dez anos). Os recursos obtidos com  o pagamento dos financiamentos desses imóveis privados serão incorporados ao Fundo Monumenta, que os reinvestirá na conservação dos prédios de valor histórico cultural da cidade.

Os dois casarões agora restaurados são testemunhos das mudanças ocorridas na cidade. Construídos na segunda metade do século XIX para servir de residência às famílias abastadas, foram perdendo prestígio ao longo do século XX, transformando-se primeiro em pensão, depois em fábrica de instrumentos musicais e ainda em loja de móveis. Por muito pouco não tiveram o mesmo destino de outros casarões que formavam o antigo alinhamento da mais tradicional rua da cidade, que foram demolidos para abrigar estacionamentos. Escondidas por tapumes, por cerca de trinta anos estas construções foram imperceptíveis à vista dos porto-alegrenses. Há pouco mais de três anos os imóveis foram adquiridos pelo atual proprietário de uma empresa de construção. Com a oportunidade oferecida pelo Projeto Monumenta, aliado ao desejo de preservação do senhor Ciro Comiran, as fachadas ecléticas que marcaram a arquitetura de Porto Alegre nas primeiras décadas do século passado estão de volta ao cenário da Rua da Praia.



              





Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170