Prefeitura de Porto Alegre

ESPORTEProjetos e AçõesBonde da Cidadania

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Apresentação

O “Bonde da Cidadania” foi criado em 2005 com o objetivo de interagir com crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social com histórico de rua, oferecendo diversas atividades esportivas, recreativas, lúdicas, culturais e de lazer, numa ação coordenada em rede com outras secretarias e instituições parceiras no intuito de reorganizar projetos de vida, reinserindo-os as suas famílias, comunidades e/ou instituições.

A ação é constituída por um ônibus, denominado “Bonde da Cidadania” que leva o grupo a diversos espaços da Secretaria de Esportes (Centros Comunitários, parques e praças) ou fora dela para desenvolver diversas atividades consolidando o esporte e o lazer como meio de educação, integração social, promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida.

Com a significativa diminuição de crianças e adolescentes em situação de rua na cidade, desde 2013 o Bonde da Cidadania realiza um trabalho preventivo atendendo ONGs que atuam em comunidades com vulnerabilidade social, carência de espaços e atividades esportivas. Atualmente atende a região centro, Morro Santa Tereza e Bom Jesus. As atividades são realizadas as segundas, quartas e sextas.


Coordenador: Cleber da Silva Andrade (cleber@sme.prefpoa.com.br)



              

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170