Prefeitura de Porto Alegre

ESPORTEProjetos e AçõesProjeto Social Futebol Clube

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

O programa

O Social Futebol Clube conta com 22 ex-jogadores de futebol profissional que trabalham com crianças entre sete e 15 anos em nove campos de futebol da da periferia e bairros mais pobres da cidade. Esses ex-atletas, reunidos em uma cooperativa, além de ensinar futebol para os garotos, realizam oficinas, palestras e cursos.

A iniciativa tem o objetivo de promover a inclusão social e formar cidadãos, dando às crianças o carinho e a atenção que muitas vezes falta na família e na sociedade. Além da participação de professores da SME, o programa oferece acompanhamentos médicos, psicológicos e pedagógicos às crianças.

EsporteCoop
Como a Prefeitura não tem verba pagar os 22 ex-jogadores, a SME organizou-os em uma Cooperativa, a EsporteCoop. Esse programa tem a parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed). A Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) lhes fornece as passagens.

Mais informações diretamente na Cooperativa de Trabalho do Esportistas Práticos do Brasil, cuja sede situa-se na rua Vigário José Inácio nº 250, sala 56 – Centro de Porto Alegre – fone (51) 3228-8233 ou pelo e-mail esportecoop@gmail.com e website www.esportecoop.com.br
 

Confira abaixo os locais, responsáveis, dias e horários das atividades:

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Locais

Responsável

Dias da Semana

Horários

Parque dos Maias

João Alberto e Careca

Segundas e quartas

9h às 11h30 e 14 às 17h

Bom Jesus

Almir e Arlen

Quartas e sextas

9h às 11h30 e 14 às 17h

Sarandí

Hebert

Terças e quintas

9h às 11h30 e 14 às 17h

Parque Ipanema

Cristiano e Edison

Quartas e sextas

9h às 11h30 e 14 às 17h

Restinga

Zeca e João Miguel

Terças e quintas

9h às 11h30 e 14 às 17h

Vila Safira

Jair e Pedrinho

Segundas e quartas

9h às 11h30 e 14 às 17h

Campo da Tuca

Tadeu e Jacson

Segundas e quartas

9h às 11h30 e 14 às 17h

Nova Brasília

 Alcir

Segundas e quartas

9h às 11h30 e 14 às 17h

Medianeira

Cedenir e Gaspar

Terças e quintas

9h às 11h30 e 14 às 17h

 



 

Social Futebol Clube apresentou balanço positivo em 2013

O Social Futebol Clube apresentou um balanço positivo neste ano. Foram mais de mil crianças cadastradas e uma média de 700 alunos atendidos diariamente, comprovando a importancia dessas atividades recreativas.

Este programa social foi criado com a intenção de incluir meninos da comunidade no esporte. As atividades do ano de 2013 começaram em janeiro e foram realizadas somente pela manhã, das 9h ao meio-dia, devido ao aumento da temperatura. A interação da comunidade com o projeto esta cada vez mais consolidado devido o trabalho dos monitores com os meninos. O núcleo do Parque dos Maias e do Parque Ipanema, levando em consideração as dificuldades dos meninos, passaram a fornecer lanches para as crianças em dia de treinos, graças a parcerias com o comércio local e escola Leocadia Felizardo Prestes.

A parceria feita com o Sport Club Internacional tornou possível que meninos da comunidade, com potencial técnico acima da média,fossem escolhidos para jogar. Foi um grande triunfo do programa, pois meninos que poderiam estar nas ruas, vulneráveis às consequências da ociosidade e até mesmo das drogas, mas tornaram-se futuros futebolistas. Os jogos amistosos que ocorreram durante o ano,tornaram-se uma forma de interagir com várias comunidades do núcleo que compõem o programa.

Em janeiro deste ano, no Fórum Social Mundial Temático na palestra "Inclusão Social através do esporte", estiveram presentes o prefeito José Fortunati, o secretário de Esportes, Recreação e Lazer, José Edgar Meuer, e a secretária da Educação, Clesi Jurach, que puderam interagir com trocas de experiências sobre este já consagrado programa, criado em 2005 pelo vereador João Bosco Vaz, atualmente o secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014.

Texto de: Nahiman Soares [estagiária da SME] 



              


Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170