Neste ano de 2018, 45 escolinhas se cadastraram no ECCE. Ou seja, participam sistematicamente das atividades do Programa aproximadamente 1.400 crianças (entre 7 e 15 anos) interessadas em jogar futebol. Cabe salientar que a maioria destas crianças se encontra em situação de vulnerabilidade social.
A ação do Programa inicia a partir de solicitações advindas das lideranças da comunidade. Estas lideranças, que já orientam de forma voluntária escolinhas de futebol, manifestam o interesse de conhecer e, caso preencham os pré-requisitos necessários, ingressar no ECCE.
A partir de então, professores de Educação Física que atuam na Gerência de Futebol da DIRESP visitam o local de treinos e jogos e verificam se a Escolinha satisfaz alguns dos pré-requisitos necessários para ingressarem no ECCE, tais como: liderança capacitada para dirigir uma Escolinha Comunitária, possibilidade de participar de reuniões semanais, gratuidade (ou seja, não deve ser cobrada mensalidade dos alunos), possibilidade de ingresso de alunos sem discriminação de raça, credo, classe social, habilidade técnica, etc.
Além da necessidade de os orientadores responsáveis se comprometerem a atuar de acordo com as diretrizes do Programa (futebol participação), devem ter a possibilidade de acompanhar treinamentos, jogos e comparecer às reuniões sistemáticas realizadas. Nestas reuniões são abordados e compartilhados conhecimentos pedagógicos e técnicos com a finalidade de os orientadores qualificarem seus saberes práticos. Também nestas reuniões são reafirmados os objetivos do Programa, construídos os carnês dos jogos e avaliadas as rodadas ocorridas.