Prefeitura de Porto Alegre

ESPORTEProjetos e AçõesEsporte dá Samba

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Esporte Dá Samba abre desfiles

Crianças de 68 comunidades da Capital abriram a segunda noite de desfiles do Carnaval 2009 no Complexo Cultural do Porto Seco. Com o tema enredo “Brincadeira de Criança Como é Bom”, a escola mirim Esporte Dá Samba levou à avenida mais de três mil integrantes, entre eles a ginasta porto-alegrense e campeã mundial, Daiane dos Santos, no carro abre-alas.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), a escola reúne participantes de projetos sociais da prefeitura. Durante todo o ano, as crianças integram atividades sociais, recreativas e esportivas. Crianças beneficiadas pelo programa Escola Aberta, da Secretaria Municipal da Educação (Smed), também integraram o desfile, além de atletas da Sogipa, a corte mirim do Carnaval, o ônibus Brincalhão e o Bonde da Cidadania.

O prefeito José Fogaça desfilou acompanhado pela primeira-dama Isabela Fogaça e a filha Francesca, e destacou a passagem da escola mirim como tradição no Carnaval da Capital desde 2005. “A Esporte Dá Samba é uma iniciativa que se enraizou definitivamente no Carnaval de Porto Alegre. Nenhuma outra administração deverá deixar de colocar esse bloco na avenida, não só porque as crianças têm direito de brilhar no Carnaval, mas por trás disso tem um grande trabalho social”, disse o prefeito no final do desfile.

Fantasias - Neste ano, as crianças receberam a doação de 960 fantasias, resultado de uma campanha lançada pelo gabinete da primeira-dama. As fantasias foram doadas por escolas da Capital, pela sociedade e até por agremiações do Rio de Janeiro. “A cidade é super parceira e solidária. Porto Alegre sempre responde bem às nossas campanhas e, no ano que vem, esperamos tornar esse desfile mais bonito ainda”, declarou Isabela. 

Conforme o titular da SME, secretário João Bosco Vaz, o objetivo do enredo é resgatar as brincadeiras infantis, fazendo com que as crianças deixem o computador, a Internet e outros jogos eletrônicos para fazer uma releitura de todas as atividades antigas. Na avenida, as crianças lembraram brincadeiras de roda, pião, pandorga, sapata, bambolê, perna-de-pau, esconde-esconde, entre outras. “É uma alegria colocar três mil crianças na avenida. Esse projeto é uma das grandes conquistas do governo, promovendo a inclusão pelas duas maiores culturas do país, o esporte e o samba”, afirmou Vaz.

Com dois filhos desfilando na comissão de frente da Esporte Dá Samba, a funcionária pública federal Ana Lúcia Silva da Silva, acredita que o projeto está de acordo com o que as comunidades precisam para proteger crianças e jovens da violência e das drogas. “Na SME, encontramos esse caminho e era tudo o que queríamos para tirar as crianças das ruas. Muitas deixaram de vender coisas em sinaleiras, as notas na escola melhoraram”, contou Ana Lúcia. Moradora do Passo das Pedras, ela acompanhou o desfile dos filhos Luan, 15 anos, e Renan, 12.

Clique aqui e veja mais fotos do desfile de 2009



              










Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170