Prefeitura de Porto Alegre

ESPORTEProjetos e AçõesEsporte dá Samba

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Esporte Dá Samba abre a segunda noite de desfiles

Como acontece desde 2005, a escola mirim da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), a Esporte Dá Samba, abrirá a segunda noite de desfiles do Carnaval da Capital, neste sábado, a partir das 20h30. Neste ano, a escola levará à avenida o tema "Amo Meu Planeta! Crianças clamam por um mundo melhor". O samba-enredo foi composto por Vinicius Britto, Vinicius Maroni e Vitor Nascimento.

Para contar o enredo, além do carro alegórico da SME, outros três desfilarão pela passarela do sambódromo um carro da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), um do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e um do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), cada um com temas ligados às suas atividades. Dessa forma, a Smam terá como tema o meio ambiente; o DMLU, a reciclagem de lixo; e o Dmae, os cuidados com a água.

O desfile das crianças sempre empolga e emociona o público no Complexo Cultural do Porto Seco, contagiando a todos pela alegria dos componentes da escola mirim, em sua maioria carentes que, de outra forma, não poderiam comparecer ao Sambódromo. A ginasta porto-alegrense Daiane dos Santos, primeira brasileira campeã mundial nessa modalidade, costuma desfilar como madrinha da Escola.

Esta atividade da SME não reúne as crianças apenas para os desfiles. Desde a metade do ano anterior ao Carnaval ocorrem oficinas e, aos sábados, as crianças da Esporte Dá Samba, de forma itinerante, participam dos ensaios em uma quadra de Escola próxima das comunidades. No primeiro desfile, participaram 2,8 mil crianças. Em 2007 o número aumentou para três mil, chegando a 3,2 mil em 2008 e 3,8 mil em 2009. A expectativa é de que este ano o desfile ocnte com quatro mil crianças.

Esporte Dá Samba — A escola de samba mirim Esporte Dá Samba foi fundada em 2005 pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME). A escola tem o propósito de desenvolver e manter uma escola de samba formada por crianças de cerca de 70 comunidades envolvidas nos projetos sociais da SME. Crianças com deficiência também integram sua bateria. Esse programa promove a inclusão social pelo esporte e pela cultura, com o objetivo de uma integração maior com o Carnaval da Capital.

AMO MEU PLANETA     SAMBA ENREDO DE 2010     ORGANOGRAMA DE 2010

 



              










Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170