Facebook Portal da Prefeitura Image Map
previmpa
Estudo do Previmpa é destaque em publicação da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia
A metodologia de cálculo da rentabilidade usada pelo Previmpa foi destaque na 5ª edição do informativo da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, que tem como foco principal nesse início do mandato dos novos prefeitos, a necessidade de adequação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) às regras previstas na Emenda Constitucional (EC nº 103/201). O estudo foi produzido pelo chefe da Unidade de Investimentos do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores (Previmpa), gestor Dalvin Gabriel José de Souza.

No artigo: “Mensuração da Performance de uma Carteira de Investimentos de um Fundo De Previdência: uma Visão Atuarial”, o autor, que participou do grupo de trabalho de revisão das normas de investimentos dos RPPS, busca fazer uma revisão bibliográfica e análise comparativa das diversas metodologias de cálculo de rendimento de uma carteira de investimentos.

Dalvin de Souza apresenta o “Método de Dietz Simples”, o qual considera o mais apropriado para uso em um RPPS, principalmente por suas características de simplicidade, eficiência e transparência na mensuração do retorno relativo de uma carteira de investimento e dos fundos de investimentos que a compõem. O estudo mostra a performance real da Carteira de Investimentos garantidora das aposentadorias e pensões, base das avaliações atuariais e não a performance do gestor de investimentos.

Ainda, de acordo com o técnico do Previmpa, a maior qualidade dessa metodologia é a transparência e simplicidade no cálculo do resultado dos investimentos, pois utiliza dados de conhecimento público referente ao saldo inicial, saldo final, total de aplicações e total de resgates no mês de cálculo. “Qualquer segurado do RPPS, órgão de fiscalização e controle, bem como qualquer cidadão poderá facilmente calcular e aferir o resultado do retorno relativo da carteira de investimentos de um RPPS. Desta forma, obtêm-se maior transparência e eficácia na gestão dos ativos garantidores das aposentadorias e pensões dos RPPS”, enfatiza.

Veja o estudo completo AQUI.

VER MAIS NOTÍCIAS
Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Secretaria Municipal da Fazenda

Rua Siqueira Campos, 1300 - 4º andar - Centro - CEP 90010-907

156

Chamadas de outras cidades:

(51) 3289 0156

Conteúdo editado pela Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Fazenda comunicacao@smf.prefpoa.com.br. Esta mensagem é uma circular enviada a todos os contatos cadastrados junto à SMF.