Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Porto Alegre recebe melhor avaliação na proteção à infância

16/07/2014 08:16:01

Foto: Salete Teixeira/Divulgação PMPA
Equipe de abordagem social da Fasc atuou na Fan Fest e em outros eventos

Equipe de abordagem social da Fasc atuou na Fan Fest e em outros eventos

Porto Alegre conquistou a melhor avaliação entre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014 quanto à proteção à infância e adolescência, pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Entre as atividades desenvolvidas nesse sentido, destacam-se o suporte aos voluntários do Grupo de Apoio ao Megaeventos (Game), que atuou nos principais locais de concentração de turistas na prevenção à violação dos direitos contra  crianças e adolescentes, o serviço de abordagem social, os espaços temporários de convivência e a rede de acolhimento institucional.

Crianças e Adolescentes - O Serviço de Abordagem Social, que atende a população em situação de rua, atuou nos principais espaços da Copa, com ações de acolhimento, sensibilização e monitoramento. No total, foram realizadas 112 abordagens de crianças e adolescentes. A maioria dos casos envolveu crianças e adolescentes em trabalho infantil, acompanhados de adultos, atuando na venda de produtos diversos. Parte das crianças que se encontrava sozinha foi encaminhada a abrigos dos quais já possuía vínculo ou à rede de acolhimento. Outra parte foi encaminhada às famílias e comunidades, através dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) de sua região. A equipe complementar do Ação Rua continuará atuando até o dia 9 de julho.

Game - Cerca de 100 pessoas atuaram no trabalho realizado pelo Game, 60 dos quais voluntários da Argentina, Uruguai e Peru, que circularam nos locais com grande concentração de pessoas, como Fan Fest, Exibições Públicas, Caminho do Gol e Acampamento Farroupilha. Nesses locais, orientaram os turistas, em espanhol e inglês. Foram feitas 105 mil abordagens, estabelecendo o diálogo com cada uma das pessoas, que receberam 80 mil tabelas da Copa e 25 mil folders contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Espaços Temporários de Convivência - Porto Alegre contou com espaços temporários de proteção para acolher crianças e adolescentes no período da Copa do Mundo. O serviço foi realizado em seis territórios de vulnerabilidade social,  com atividades diferenciadas. Os espaços - indicados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) - foram acessados a partir da busca espontânea ou da necessidade da rede de atendimento de cada região.

Na região do Centro, a ONG Integração dos Anjos, localizada na avenida Ipiranga, prorrogou o horário de atendimento devido à proximidade com a Fan Fest e Acampamento Farroupilha, a fim de garantir um espaço de proteção para as crianças. Sete crianças buscaram espontaneamente o espaço, ou porque a escola estava fechada ou porque os pais precisaram trabalhar. No local, foram realizadas atividades de percussão, música, dança e capoeira, além de brincadeiras diversas. As crianças atendidas no período da Copa foram integradas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, mantido a partir de parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). A Escola Porto Alegre também ofereceu atividades recreativas, mas não registrou acesso de crianças durante o período.

Na Vila Cruzeiro, o Instituto de Integração Social contou com o acesso de 18 crianças, que assistiram aos jogos em um telão, participaram de videokê e realizaram pintura de muros na comunidade. Na Restinga, o Núcleo Esperança recebeu, em média, 40 crianças de 6 a 14 anos, que buscaram espontaneamente o espaço, que contou com atividades recreativas e esportivas. Na região do Sarandi, 34 adolescentes acessaram o Centro Social Paz, onde realizaram diversas atividades recreativas.

Na região Leste, a ACM recebeu duas crianças e um adolescente, que acessaram o espaço espontaneamente. No local, foram realizadas oficinas de informática e atividades recreativas. Na Lomba do Pinheiro, o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis recebeu cerca de 40 crianças nos fins de semana, que acessaram espontaneamente o local, onde foram desenvolvidas atividades desportivas, recreativas e lúdicas.



Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Mais de 300 crianças de 6 a 14 anos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participaram, em cada dia de jogo da Copa em Porto Alegre, de atividades nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que garantiram espaço de proteção para esse público em várias regiões da Capital. Cerca de 500 jovens do Projovem Adolescente participaram, a cada dia, de atividades diferenciadas nas comunidades. O objetivo foi mantê-los em seus territórios e garantir espaço de proteção, com abrangência em todas as regiões de Porto Alegre.

Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes - Dez crianças foram encaminhadas ao serviço durante o período da Copa.

População Adulta - No período da Copa, o Serviço de Abordagem Social realizou 234 abordagens. Foram registrados alguns casos novos, mas a maioria já é atendida pela rede socioassistencial. A maioria aceitou acolhimento e foi encaminhada aos espaços de acolhimento institucional. A principal atividade desenvolvida pela população de rua no Caminho do Gol e entorno foi a coleta de materiais recicláveis. Não houve nenhum caso de violação de direitos da população adulta em situação de rua, a chamada higienização.

Centro Pop - No Centro Pop 2, cerca de 100 pessoas em situação de rua assistiram aos jogos da Seleção Brasileira em um telão, com muita pipoca e refrigerante. O local é um Centro de Referência Especializado para População Adulta em Situação de Rua, que promove atendimento social durante o dia, com equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua, de forma individualizada e coletiva, propondo aos usuários encaminhamento à rede de serviços.

O presidente da Fasc, Marcelo Soares, destacou o êxito das ações, que tiveram como principal foco disponibilizar espaço de proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Soares agradeceu a dedicação e o empenho de toda a equipe de trabalhadores e parceiros da fundação, que se mobilizaram na busca dessa acolhida durante o megaevento.




/assistenciasocial /copa_2014 /crianca_e_adolescente

Texto de: Salete Teixeira
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170