Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Cristal define suas prioridades no Orçamento Participativo

30/10/2014 09:11:01

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Prefeito lembrou que o OP é modelo para cidades como Paris e Nova Iorque

Prefeito lembrou que o OP é modelo para cidades como Paris e Nova Iorque

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Habitação foi a demanda mais votada pelos 200 participantes

Habitação foi a demanda mais votada pelos 200 participantes

Pela primeira vez, a comunidade do Cristal participou de sua assembleia regional do Orçamento Participativo depois de ganhar um Centro Administrativo Regional (CAR) exclusivo. Até o ano passado, Cristal, Glória e Cruzeiro dividiam o mesmo CAR e, com a reforma administrativa, cada região ganhou o seu centro. Mesmo sendo o menor dos três bairros, os moradores mostraram que estão mobilizados e escolheram como as quatro principais prioridades Habitação, Desenvolvimento Econômico e Tributação, Cultura e Assistência Social. Com questionamentos e propostas relevantes para a melhoria da qualidade de vida e dos serviços na região, 200 participantes se inscreveram na votação e marcaram presença na plenária realizada nesta quarta-feira, 29, na Escola Municipal Professor Eliseu Paglioli. (FOTOS)

A demanda de habitação, a mais votada, incluem a regularização fundiária da Vila Pedreira e a complementação de recursos para processo de regularização fundiária da Vila Cristal. “Essa é uma questão emblemática aqui na região, pois foi um dos bairros de Porto Alegre que mais sofreu grandes intervenções nos últimos anos. A começar pelo Projeto Integrado Socioambiental, o  Pisa, que exigiu o deslocamento de comunidades, que ganharam em qualidade de vida mas num primeiro momento tiveram que passar por uma mudança, o que não costuma ser fácil. Logo teremos a chegada da obra da avenida Tronco, que também vai exigir a realocação de famílias. Já temos os terrenos comprados e em breve iniciaremos as obras das novas moradias. Então, é normal termos bastante cobrança aqui e isso faz o governo andar mais rápido”, explicou o secretário municipal de Governança Local em exercício, Carlos Siegle.

A assembleia reuniu o prefeito José Fortunati, o vice Sebastião Melo, secretários e gestores municipais, vereadores e lideranças comunitárias. Primeiro foi apresentada a prestação de contas. Depois, foi o momento de os moradores e lideranças comunitárias inscritas se manifestarem, fazendo questionamentos e apresentando propostas. “É muito importante que as pessoas participem do Orçamento Participativo que, nestes 25 anos, se mostra vivo e se consolida cada vez mais como um modelo de democracia participativa para diversas cidades do mundo, como Paris e Nova Iorque, que recentemente implantaram sistemas baseados no OP. O debate com a comunidade deve ser como esse que vimos aqui no Cristal: aberto, transparente e permanente. Os moradores devem cobrar e exigir a execução das demandas escolhidas e devem nos trazer os problemas e apresentar propostas. É juntos que devemos construir uma cidade cada vez melhor”, afirmou o prefeito, José Fortunati.

Foi apresentada uma chapa única, formada por quatro conselheiras e escolhida por aclamação na plenária. Assumiram as titulares Jurema Barbosa Silveira e Rosaura Duarte Batista, e as suplentes Inaiá Regina Pedroso Farias e Orlei Maria Da Silveira.

Acompanhe o Orçamento Participativo

A população pode acompanhar o desenvolvimento da programação das assembleias regionais e temáticas pelo portal da Prefeitura e pelas redes sociais, no facebook do Orçamento Participativo e pelo twitter oppoa (ao vivo).

Acesse aqui o calendário completo da rodada de Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo 2014/2015.


 



/orcamentoparticipativo

Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170