Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Porto Alegre promove 1ª edição da Virada Sustentável em 2016

30/11/2015 13:53:23

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Lançamento do evento na Capital foi realizado na Cinemateca Capitólio

Lançamento do evento na Capital foi realizado na Cinemateca Capitólio

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Prefeito Fortunati (C),André Palhano, e Alain Bourdon

Prefeito Fortunati (C),André Palhano, e Alain Bourdon

Uma extensa programação cultural acontecerá em Porto Alegre durante a Virada Sustentável, entre os dias 31 de março e 3 de abril. Com o objetivo de discutir as questões climáticas do planeta, e mobilizar a população, o evento terá um conjunto de conferências, shows e atividades descentralizadas em toda a cidade. A programação foi lançada na manhã desta segunda-feira, 30, na Cinemateca Capitólio, com as presenças do parceiros da iniciativa, que também acontece em outras cidades do país. 
 
O lançamento da programação ocorreu no mesmo dia do início da Conferência do Clima (COP 21), evento que reúne chefes de Estado do mundo inteiro em Paris. “A virada será realizada durante o aniversário de Porto Alegre. Será uma comemoração de engajamento da cidade, porque é nas cidades onde as mudanças devem acontecer”, disse o prefeito José Fortunati. Ele lembrou,ainda, do encontro que teve com o Papa Francisco, em julho, quando cerca de 65 prefeitos discutiram sobre clima e ações de sustentabilidade. 
 
A apresentação teve início com o climatologista e autor do Atlas de Porto Alegre, Rualdo Menegah, para quem não há cidade no mundo, seja metrópole ou pequenas cidade que não tenham tido inundações, por exemplo. Existe um desafio para os gestores planetários, observou Menegah, que é mudar a cultura de não considerarmos nossas ações no planeta. Já o representante do grupo de entidades promotoras da Virada Sustentável 2016, o professor de História da UFRGS, Francisco Marshall, acredita que um movimento de transformação positiva está nascendo em Porto Alegre.

O lançamento também teve as presenças do conselheiro de Ação Cultural da Embaixada da França, Alain Bourdon, da presidente da Fundação Gaia, Lara Lutzemberger, do conselheiro honorário da França, Roner Fabris, do diretor da Aliança Francesa, Patrice Pauc, e do idealizador do projeto Virada Sustentável, André Palhano.  
 
Virada Sustentável 2016 - A Virada Sustentável em Porto Alegre tem parceria entre a Embaixada da França, a Prefeitura de Porto Alegre e o movimento Virada Sustentável. Porto Alegre foi escolhida pela Embaixada da França como a principal cidade referência no Brasil para sediar iniciativas ligadas a COP porque tornou-se internacionalmente conhecida por realizar edições do Fórum Social Mundial, no início do século XXI, além da capital do Rio Grande do Sul ser o segundo estado do País em superfície aquática, fenômeno representado principalmente pela grandiosidade da Lagoa dos Patos.
 
Sobre a COP - Trata-se de uma reunião de grande porte que conta com a participação de delegações oficiais dos 188 membros da Convenção sobre Diversidade Biológica (187 países e um bloco regional), observadores de países não-parte, representantes dos principais organismos internacionais (incluindo os órgãos das Nações Unidas), organizações acadêmicas, organizações não-governamentais, organizações empresariais, lideranças indígenas, imprensa e demais observadores.

Cada reunião da COP tem duração de duas semanas, com duas sessões de trabalhos paralelos com tradução simultânea para as seis línguas oficiais da ONU (inglês, francês, espanhol, árabe, russo e chinês). Diariamente, são realizadas reuniões preparatórias dos grupos políticos regionais da ONU. São também realizados cerca de 100 eventos paralelos sobre temas e iniciativas especiais nos intervalos do almoço e do jantar. No período noturno, são realizadas reuniões de grupos de países para os temas que exigem mais negociação. 
 
Durante a COP são tomadas decisões que detalham mais a convenção. Essas decisões podem estabelecer protocolos, programas de trabalho ou ainda metas específicas. As deciões da COP são orientadas por recomendações do órgão subsidiário de Assessoramento Científico, Técnico e Tecnológico (SBSTTA).
Desde que a convenção entrou em vigor, em 29 de dezembro de 1993 (Declarado dia Mundial da Biodiversidade pela Organização das Nações Unidas-ONU), já foram realizadas oito reuniões da COP.
 
COP21 - A COP21 busca alcançar um novo acordo internacional sobre o clima, aplicável a todos os países, com o objetivo de manter o aquecimento global abaixo dos 2°C até 2100. A Conferência das Partes (COP), constituída por todos os 196 Estados Partes, é o órgão decisório da convenção. Reúne-se a cada ano em uma sessão global onde as decisões são tomadas para cumprir as metas de combate às mudanças climáticas. A COP realizada em Paris será a vigésima primeira, portanto COP21. As discuções serão presidadas pela França.  
 
Sobre a Virada Sustentável - Trata-se de um movimento de articulação entre pessoas, grupos e instituições, públicas e privadas, que têm em comum o objetivo de melhorar a sociedade e o meio ambiente. Iniciativa já está na 5ª edição em São Paulo, com ações desde 2011. Pela primeira vez em Porto Alegre, entre os dias 31 de março e 3 de abril de 2016, é o maior evento do gênero na América Latina e um dos maiores do mundo. Despertar da consciência na sociedade, criação de uma rede colaborativa em torno do tema da sustentabilidade e formulação de uma pauta positiva para a sustentabilidade estão no programa desenvolvido em diversos pontos da cidade no referido período. 


/governanca /meio_ambiente /sustentabilidade

Texto de: Caren Mello
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170