Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Prefeitura promove workshops para estudar o Índice de Resiliência

22/07/2017 09:31:42

Foto: Cesar Lopes/ PMPA
Secretário Carlos Siegle destacou o enfrentamento dos desafios urbanos

Secretário Carlos Siegle destacou o enfrentamento dos desafios urbanos

Foto: Marcos Alexandre/Divulgação PMPA
Vice Paim deu início aos trabalhos na parceria com Fundação Rockefeller

Vice Paim deu início aos trabalhos na parceria com Fundação Rockefeller

Criar uma metodologia de estudo e trabalho para elaboração do Índice de Resiliência da capital gaúcha, com o objetivo de impulsionar o planejamento estratégico de gestão da cidade e a redução de danos ambientais focados no gerenciamento de crises é uma das missões da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria de Relações Institucionais e Articulação Política (SMRI). Durante essa semana, a SMRI recebeu a visita dos representantes do Arup Group Limite, com o apoio da Fundação Rockefeller de Nova York. Parceiros na concepão deste trabalho, os especialistas elegeram Porto Alegre para ser a primeira cidade que servirá de piloto do projeto, por sua referência no tema e por já ter sido escolhida como uma das únicas três capitais brasileiras pertencentes à rede das 100 cidades resiliêntes no mundo.
 
Dentro da programação, o executivo realizou, na terça, 18, e quarta-feira, 19, no auditório do BRDE e na Cinemateca Capitólio, respectivamente, o Workshop City Resilience Index, liderado pela Arup. Com a iniciativa de debater os sistemas de prevenção e resposta a possíveis riscos de desastres, o evento foi direcionado aos gestores públicos municipais, que estão na linha de frente das secretarias. 
 
Os participantes convidados a debater temas relevantes para a vida da cidade foram divididos em três grupos com diferentes assuntos, com o propósito de diagnosticar, de forma quantitativa e qualitativa, o nível de resiliência percebida no momento atual de Porto Alegre. Alguns dos temas abordados relacionaram-se com bem-estar social. serviços públicos, urbanismo, meio ambiente, infraestrutura, governança, saúde, economia, segurança, educação, cultura e planejamento.
 
Resiliência Local - De acordo com o secretário adjunto de Relações Institucionais, Carlos Siegle, espera-se com o resultado deste trabalho a elaboração final do Índice de Resiliência de Porto Alegre. “Com o estudo, teremos a apresentação de um enfoque avançado para que a resiliência seja tangível, prática e aplicável globalmente às cidades. Poderemos impulsionar, desta forma, o planejamento estratégico de gestão da Capital, e também acompanhar, periodicamente, a resiliência local, tornando nossa cidade mais preparada para enfrentar os desafios urbanos futuros”, salientou Siegle.

Já o consultor da Arup Group para o desenvolvimento Urbano, Jose Ahumada, destacou que a ideia é interagir e debater com a Prefeitura e seus gestores para a tomada de decisões embasadas nas reais necessidades que a cidade precisa para avançar no desenvolvimento sustentável, urbano e socioeconômico. “Ao longo do Workshop, solicitamos informações entre os participantes, que são experientes em múltiplos departamentos da cidade para entender a realidade das distintas áreas de resiliência urbana. Todas as informações serão processadas através da plataforma on line  www.cityresilienceindex.org sempre com o objetivo de mostrar um resultado de perfil de resiliência revelando quais são as áreas que a cidade mais precisa se desenvolver. O índice será determinante e servirá como conduta técnica que poderá ser adaptado à cidade”, garantiu Jose.

José ratificou ainda que, o City Resilience Index (Índice de Resiliencia de Cidades) foi desenvolvido pela Arup com o apoio da Fundação Rockefeller e configura-se como uma poderosa ferramenta que ajuda autoridades e diferentes atores a entender e confrontar de maneira sistemática os desafios da capacidade de resiliência de cada cidade. "Motivamos e incentivamos os grandes centros urbanos a se focarem no futuro e serem inclusivas. O resultado final desse estudo vai gerar um perfil que revela as fortalezas e debilidades específicas de cada distrito e região, criando uma linha de base para o planejamento e medição do progresso futuro", definiu.

Transversalidade - Para uma das coordenadoras do evento pela Secretaria de Relações Institucionais (SMRI), Cláudia Remião Franciosi, a construção e os apontamos gerados a partir deste Workshop servirão como base para o município seguir com o desenvolvimento da resiliência da cidade. “Com a apresentação de dados e dos perfis de cada segmento, poderemos então fomentar um planejamento estratégico para tornar a nossa cidade ainda mais resiliente. Precisamos nos apropriar dos conceitos obtidos e continuar com essa transversalidade que temos trabalhado há tantos anos pelo poder público”, afirmou Cláudia.
 
Também participaram do evento e das agendas na semana o vice-prefeito e secretário Municipal das Relações Institucionais, Gustavo Paim; a gestora de planejamento urbano da Arup, Gabriela Antunes; o gerente de relações internacionais da SMRI, Rodrigo Corradi; o gestor do escritório de resiliência da prefeitura, David Monteiro; o gerente da secretaria de Planejamento e Gestão, Cloves Rodrigues; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gomes; o secretário adjunto do Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Luiz Fernandes Cogo; o coordenador executivo da SMRI de Políticas Públicas para a proteção de Crianças, Adolescentes e Idosos, Carlos Simões Filho, entre outros líderes municipais.


 


/resiliencia

Texto de: Mariana Kruse
Edição de: Fabiana Kloeckner
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170