Prefeitura de Porto Alegre

TURISMOEscritório de EventosPolítica de Apoio a Eventos

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

POLÍTICA DE APOIO A EVENTOS

Dirigida a eventos internacionais, nacionais e regionais de terceiros e Organizadoras de Eventos.

A Política de Apoio a Eventos destaca-se como prioritária dentro de um conjunto de ações desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e pela importância que este segmento representa para a cidade. Ao traçar critérios, o objetivo é conferir eficiências nas ações de apoio e contribuir para a qualificação dos eventos que se realizam em Porto Alegre.

Configura-se apoio institucional a cessão da logomarca, a divulgação do evento no site institucional do órgão municipal de Turismo e para o trade turístico local, bem como o apoio logístico.

a) Critérios e prioridades para apoios:
•Sejam eventos geradores de fluxo turístico;
•Apresentem relação direta com a atividade turística no seu tema principal;
•Em ordem de prioridade, tenham caráter internacional, nacional e regional e sejam geradores de fluxo turístico e/ou de promoção da cultura e das artes, do patrimônio histórico ou da produção local associada ao turismo;
•Sejam promovidos por entidade reconhecida em seu segmento de atuação e tenham, preferencialmente, mais de 5 anos de atividade;
•Sejam realizados regularmente;
•Sejam organizados, preferencialmente, por organizadora cadastrada no Mtur;
•Tenham agência oficial cadastrada no Mtur;
•Apresentem proposta e projeto à SMDE com antecedência de 90 dias;
•Atendam aos dispositivos de contrapartidas previstos nesse documento.

b) Formas de apoio:
•Kits para autoridades e palestrantes;
•Kits especiais para imprensa;
•Equipe capacitada para prestar informações turísticas aos participantes do evento, mediante agendamento prévio e avaliação do tipo de evento;
•Atuação da SMDE, enquanto facilitador, nos contatos com outros órgãos públicos no sentido de viabilizar a relação necessária entre a entidade organizadora do evento e os organismos oficiais nas esfera municipal, estadual e federal;
•Divulgação do evento, por meio de material impresso, nos Centros de Informações Turísticas distribuídos em pontos estratégicos da cidade; 
•Inserção do evento no Calendário de Eventos da cidade, publicado no endereço 
www.portoalegre.rs.gov.br/turismo;
•Desconto na tarifa do ônibus Linha Turismo.

 

c) Contrapartidas:
•Serão negociadas contrapartidas conforme o perfil do evento e o apoio oferecido e/ou solicitado; 
•Para o funcionamento das Informações Turísticas no local do evento, será necessária a cedência de espaço e a montagem/ambientação do local em condições adequadas para atendimento ao público. A oferta de espaço, infraestrutura de montagem (estande), segurança e de local para depósito de materiais ficarão a cargo da empresa organizadora  do evento, mediante negociação prévia entre as partes;
•Para o apoio por meio de kits especiais, sejam estes para palestrantes, autoridades ou imprensa, será responsabilidade da entidade organizadora retirá-los na sede da SMDE no prazo estabelecido;
•Para o apoio por meio da divulgação do evento nos materiais informativos da SMDE, as informações sobre o evento apoiado deverão ser repassadas pela entidade organizadora dentro do prazo estabelecido previamente, de forma a não comprometer o processo de confecção do material; 
•Para a distribuição dos materiais informativos e de divulgação do evento nos Centros de Informações Turísticas será responsabilidade da entidade organizadora o fornecimento do material em tempo hábil para sua distribuição.



              

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170