PMPA / SMURB / Viva o Centro / Ações_inv / Ações - OCULTO / CINE IMPERIAL

Cine Imperial

O Cine Teatro Imperial, tombado pela Secretaria Municipal da Cultura - SMC em 2004, foi inaugurado em 18 de abril de 1931. Considerado o cinema mais luxuoso da época, é um dos exemplares mais sofisticados da arquitetura Art Déco no Brasil e um dos marcos da verticalização em edificações residenciais no centro de Porto Alegre. O prédio irá abrigar o novo Conjunto Cultural da Caixa, que investirá cerca de R$ 13 milhões nas obras de restauração.

Conforme o protocolo firmado entre Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Porto alegre, as salas dos cinemas Imperial e Guarani, térreo, mezanino e mais dois pavimentos do prédio de onze andares ficarão sob responsabilidade da Caixa durante 30 anos. Os demais pavimentos,serão utilizados pela Secretaria Municipal de Cultura. 

A iniciativa pretende manter a concepção original de cine-teatro, preservando a fachada e outros elementos como pisos, luminárias e escadaria. O Conjunto Cultural, além de sala de espetáculos com capacidade para 800 pessoas, terá salas multimídia e espaços para museu, ambiente climatizado para exposições, mostras de cinema, oficinas e seminários, sala de dança, camarins, vestiários, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, foyer, cafeteria e livraria. 

O processo foi encaminhado à Caixa Federal para lançamento de edital de licitação para início das obras. O contrato para execução, restauro, reforma e ampliação foi assinado em novembro de 2008. A previsão era de que a obra fosse concluída em 15 meses.

Até setembro de 2011 foram executados os projetos da rede elétrica e de estabilidade estrutural. A restauração da fachada está praticamente concluída.

 

Órgãos envolvidos: SMC; SPM; SMOV; PGM

Investimento: R$18.000.000,00

Parceiros: Caixa Econômica Federal




» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA