PMPA / SMURB / Viva o Centro / Cultura e Lazer / Eventos

Programação Viva o Centro a Pé 2014

29 de novembro de 2014 

Orientador: Luiz Merino de F. Xavier
Roteiro: Praça Otávio Rocha, Santa Casa, Igreja São José (visitação interna) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (visitação interna)

Saída: Praça Otávio Rocha, no Café da Praça

22 de novembro de 2014 

Orientador: Alberto Tavares Duarte de Oliveira
Audiodescrição: César Fraga
Roteiro: Sítio Arqueológico Praça Brigadeiro Sampaio - Rua Sete de Setembro até a Igreja das Dores, Praça Brigadeiro Sampaio e Praça Júlio Mesquita.

Saída: Praça da Alfândega, entre o Memorial do Rio Grande do Sul e o MARGS


08 de novembro de 2014 

Orientadoras: Daniela Fialho e Ines Martina Lersch - arquitetas, urbanistas e professoras da UFRGS
Roteiro: Qorpo Santo - Praça Conde de Porto Alegre (antiga Praça do Portão - muralha da cidade), Praça da Matriz e até onde Qorpo Santo viveu e lecionou durante sua estada em Porto Alegre. Tentando encontrar vestígios de dois séculos atrás na nossa cidade, contará com intervenções do elenco da peça Santo Qorpo ou O Louco Da Província, contando a história do dramaturgo e dos lugares por onde ele passou.
Saída: Centro Histórico-Cultural da Santa Casa


Sobre o dramaturgo Qorpo Santo: Por volta de 1860, professor da primeira cadeira do magistério da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, poeta, crítico político, inquieto jornalista, vê seu destino fatalmente transformado. Interesse econômico por parte da esposa? Ou interesse moral por parte de uma sociedade que não tolera alguém que comente seus erros? A peça Santo Qorpo ou O Louco Da Província é livremente inspirada no livro Cães da Província, de Luiz Antonio de Assis Brasil, na Enciclopédia de Qorpo Santo e nas peças teatrais do escritor.

25 de outubro de 2014 

Orientador:  Lucas Volpatto
Roteiro: Fernando CoronaFonte Talavera, Edifício Guaspari, Galeria Chaves, Casa Sloper, Estátuas do Santander Cultural, Estátuas dos Correios e Telégrafos e Edifício Imperial.
Saída: em frente ao Paço Municipal, na Praça Montevidéu

Sobre Fernando Corona: de origem espanhola, foi escultor, arquiteto, ornatista, ensaísta, crítico e professor de arte. Participou da ornamentação externa de alguns prédios importantes, como escultor no edifício do antigo Correios e Telégrafos, e na decoração interna da ala residencial do Palácio Piratini.

Como arquiteto, colaborou com a fachada do Edifício do atual Santander Cultural. Projetou como autor e co-autor, o Instituto de Educação General Flores da Cunha, a Galeria Chaves, o Edifício Imperial, o Edifício Guaspari, Jaguaribe, entre outros. Foi um dos precursores da arquitetura moderna na cidade.

18 de outubro de 2014 

Orientador: Nivaldo Pereira
Audiodescrição: César Fraga
Roteiro: Rua dos Andradas, atravessando pela Igreja das Dores até a Riachuelo, Rua Duque de Caxias, Praça da Matriz, Praça da Alfândega e Praça Montevidéu.
Saída: Rua dos Andradas, em frente à Igreja Nossa Senhora das Dores

11 de outubro de 2014 

Orientador: Cláudio Calovi Pereira
Roteiro: Bom FimIgreja Santa Teresinha (visitação interna), Templo Positivista, Colégio Militar, residência do ambientalista José Antônio Lutzenberger (prédio tombado, com visitação interna).
Saída: Centro de Informações Turísticas (CIT) do Bom Fim, localizado no Mercado do Bom Fim, na esquina da avenida Osvaldo Aranha.

27 de setembro de 2014 

Orientador: Luiz Merino de F. Xavier
Roteiro: Visitação interna em 4 prédios históricos: Pinacoteca Ruben Berta, Biblioteca Pública do Estado, Igreja Nossa Senhora das Dores e Colégio das Dores.
Saída: Pinacoteca Ruben Berta (Av. Duque de Caxias, 973)

20 de setembro de 2014 

Orientador: Lucas Volpatto
Audiodescrição: César Fraga
Roteiro: Igreja da Conceição (visitação interna), Centro Histórico Cultural Santa Casa (visitação interna), e encerramento na Praça Otávio Rocha
Saída: Praça Dom Sebastião

13 de setembro 2014 - Edição Especial


O Viva o Centro a Pé - edição especial faz parte da programação do Ano do Centenário de Nascimento de Lupicínio Rodrigues, instituído por decreto-lei pelo prefeito da cidade no final do ano passado.

Orientador: Juarez Fonseca
Roteiro:  Centenário de Lupicínio Rodrigues- O ano de 2014 registra o centenário de nascimento de Lupicínio Rodrigues, um dos maiores nomes da música popular brasileira. Compositor de centenas de músicas de sucesso nacional e internacional, Lupicínio foi gravado pelos maiores nomes da MPB. Compôs e distribuiu as mais lindas canções de amor, traição, boemia e dor-de-cotovelo. Porto-alegrense e gremista fervoroso, é autor do hino do clube tricolor. Vamos na trilha de Lupicínio pelo centro da cidade, visitando os lugares que fizeram parte da vida do compositor: o local onde trabalhava, as cafeterias e bares que frequentava e outros lugares curiosos. 

Saída: Avenida Duque de Caxias, na altura do Viaduto Otávio Rocha às 16 horas
Participação especial: Álvaro RosaCosta, ator, compositor e cantor.

30 de agosto de 2014 

Orientador: Cláudio Calovi Pereira
Roteiro: Arquitetos Alemães - Mercado Público, de Friedrich Heydtmann, e Palácio do Comércio, de Josef Lutzenberger. Seguindo pela  Avenida Voluntários da Pátria para observação de alguns armazéns antigos. Rua Doutor Flores, até a casa que fora do Arquiteto Theo Wiederspahn na esquina com a Rua General Vitorino.  Dali, o grupo segue para a Igreja São José, projeto de Lutzenberger.
Saída: Paço Municipal

23 de agosto de 2014 

Orientador: Lucas Volpatto
Roteiro: Sábado AcessívelSaída da Praça Montevidéu (Prefeitura Velha): Largo Glênio Peres, Chalé da Praça XV, Galeria Chaves, antiga Livraria do Globo, Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo.

09 de agosto de 2014

Orientador: José Francisco Alves
Roteiro: Vandalismo nos Monumentos - Monumentos e que foram depredados e os que estão em bom estado de conservação

Saída: Paço Municipal

09 de agosto de 2014

Orientador: José Francisco Alves
Roteiro: Vandalismo nos Monumentos - Monumentos e que foram depredados e os que estão em bom estado de conservação
Saída: Paço Municipal

14 de junho de 2014

Orientador: Luís Augusto Fischer
Roteiro: Viaduto Otávio Rocha, Rua Duque de Caxias até a Praça Dom Feliciano (antiga Praça da Caridade). Rua da Praia até a Livraria do Globo, encerrando na Praça XV de Novembro.

31 de maio de 2014

Orientador: Lucas Volpatto
Roteiro: Saída na Praça Montevidéu, Fonte Talavera, Ed. União e Sulacap, subindo a Av. Borges de Medeiros até o Viaduto Otávio Rocha e Rua Jerônimo Coelho, até a Praça da Matriz, com visitação interna na Catedral Metropolitana.

24 de maio de 2014

Orientador: Helton Estivalet Bello
Audiodescrição: César Fraga
Roteiro: Cinema Capitólio, com visitação interna

10 de maio de 2014

Orientador: Nivaldo Pereira
Roteiro: Trilha do mito fundador gaúcho - Viaduto da Borges, Museu Júlio de Castilhos, Catedral Metropolitana, Palácio Piratini, Praça da Matriz e Marco Zero (Prefeitura). Esta caminhada a pé pelo Centro Histórico de Porto Alegre pretende investigar, em importantes edificações e monumentos, aspectos que revelem o universo de crenças partilhadas pelos gaúchos em um imaginário coletivo. Trata-se de uma leitura simbólica, e até psicológica, a partir de elementos históricos, valendo-se do conceito de mito fundador como um vínculo interno com o passado como origem, construindo uma crença mais ampla e real no presente. Aspectos históricos como a religiosidade missioneira, o militarismo e o ideário positivista estão na rota de fundação de "um jeito de ser gaúcho" e na base de uma cultura das mais peculiares do Brasil. Esta caminhada pretende refletir sobre o presente a partir de um possível mito de origem do Rio Grande do Sul.

26 de abril de 2014

Orientador: Alberto Tavares Duarte de Oliveira
Roteiro: Sítio Arqueológico Praça Brigadeiro SampaioRua da Praia, da Praça da Alfândega até a Praça Brigadeiro Sampaio. 
Saída: Praça da Alfândega, entre o Memorial do Rio Grande do Sul e o MARGS.

12 de abril de 2014

Orientador: Luiz Merino de F. Xavier
Roteiro: Rua Duque de Caxias, seguindo pela Rua Riachuelo, passando pela Igreja das Dores, com 
visitação interna do Santuário São Rafael.


30 de março de 2014 - Edição Especial 

O ano de 2014 registra o centenário de nascimento de Lupicínio Rodrigues, um dos maiores nomes da música popular brasileira. Compositor de centenas de músicas de sucesso nacional e internacional, Lupicínio foi gravado pelos maiores nomes da MPB. Compôs e distribuiu as mais lindas canções de amor, traição, boemia e dor-de-cotovelo. Porto-alegrense e gremista fervoroso, é autor do hino do clube tricolor.
Orientadora: Juarez Fonseca
Roteiro: Caminhada orientada pela Porto Alegre de Lupicínio Rodrigues 
Saída: Avenida Duque de Caxias, na altura do Viaduto Otávio Rocha

29 de março de 2014

Orientador: Cláudio Calovi Pereira
Roteiro: Solar Palmeiro – Centro Alto - Viaduto Otávio Rocha, Praça da Matriz, e visitação interna no Solar Palmeiro - casarão eclético representativo da arquitetura aristocrática da época, localizado na Praça da Matriz, 148. Foi construído no início do século XX pela tradicional família Palmeiro, com projeto de Ricardo Wirth e decoração de Alfredo Staege e Fernando Corona.


22 de março de 2014

Orientadora: Renata Galbinski Horowitz
Roteiro: Marechal Floriano, subindo o Viaduto Otávio Rocha até a Duque de Caxias, passando pelo Museu Júlio de Castilhos, Catedral Metropolitana,  com visitação interna ao Arquivo Público do Estado do RS.


8 de março de 2014

Orientadores: Rodrigo Poltosi e Alberto Tavares Duarte de Oliveira

Roteiro: Considerando a impossibilidade de visitação ao antigo Cine Capitólio, em virtude do estágio das obras, a coordenação do projeto optou por outro roteiro. Inicialmente, será visitado o Cais Mauá e, posteriormente, as escavações arqueológicas em curso na Praça Brigadeiro Sampaio. O primeiro local começou as obras de revitalização recentemente e, o segundo, possibilita rara oportunidade de ver um processo de escavação arqueológica que, concluído, será encoberto.
Saída: Av. Sepúlveda, entre o MARGS e o Memorial do RS


Caminhadas Turísticas de Verão

Durante as férias de verão,  entre janeiro e fevereiro, a Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Turismo, realizará Caminhadas Turísticas de Verão. Da mesma forma que os trajetos convencionais, as Caminhadas Turísticas acontecerão aos sábados, a partir das 10h, com orientação do guia de turismo Roque Lemanski.

22 de fevereiro de 2014

Orientador: Roque Lemanski
Roteiro: Cidade Baixa -  Rua da República, antiga Rua da Margem, Travessa do Carmo e a Feira Orgânica do Largo Zumbi dos Palmares, seguindo pela Rua José do Patrocínio até a Joaquim Nabuco, Travessa dos Venezianos até a Lopo Gonçalves, Rua João Alfredo e jardim do Museu Joaquim José Felizardo, onde o passeio será encerrado.
Saída: em frente à Igreja do Santo Antônio do Pão dos Pobres

08 de fevereiro de 2014

Orientador: Luiz Merino de F. Xavier
Roteiro: Praça da Alfândega, Santander Cultural, MARGS, Memorial do RS e Av. Sepúlveda
Saída: na frente do Paço dos Açorianos

11 de janeiro de 2014

Orientador: Roque Lemanski
Roteiro: Redenção (Parque Farroupilha) - Av José Bonifácio contemplando a Feira de Produtos Orgânicos,  o Monumento ao Expedicionário, os Recantos Europeu e Oriental, o Espelho d’Água, o Chafariz Iluminado, o Lago, o Orquidário (visitação interna) o Roseiral e a Fonte do Menino de Cornucópia, encerrando no Gaúcho Oriental.
Saída: Mercado do Bom Fim, em frente ao CIT/SMTUR

25 de janeiro de 2014

Orientador: Roque Lemanski
Roteiro: Moinhos de Vento - a Caminhada percorrerá espaços tradicionais e recantos do bairro Moinhos de Vento. O ponto de encontro dos participantes será no moinho à beira do lago do Parcão, às 10h. Após uma visita à Biblioteca Infantil Ecológica Maria Dinorah, instalada no local, o roteiro passará por monumentos como Paisagem Lunar, de Xico Stockinger, e o dedicado ao primeiro estádio do Grêmio (a Baixada) que existiu naquela área da cidade, pela praça Mauricio Cardoso, a Fonte do Puma e sua herança Marajoara, encerrando na Escadaria Santo Inácio do belvedere do Morro Ricaldone.



» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA