PMPA / SMURB / Viva o Centro / Ações_inv / Ações - OCULTO / USINA

Usina do Gasômetro

O prédio da Usina do Gasômetro, Tombado pelo IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado) e pala SMC (Secretaria Municipal da Cultura), foi inaugurado em 1929 e abrigou uma Usina Termoelétrica, que produzia energia de carvão mineral. O projeto veio da Inglaterra, assim como todas as máquinas e materiais. Foi uma das primeiras edificações em concreto armado do Estado.

A escolha das novas cores ocorreu através da campanha “Venha pintar a Usina”, promovida pelo Jornal Correio do Povo, envolvendo a participação de mais de 5.000 pessoas.

A pintura externa teve o apoio das Tintas Renner S/A, Pincéis Atlas e Andaime - Estruturas Metálicas, que forneceram o material e a infra-estrutura. A pintura e recuperação interna teve o apoio do Grupo RBS, na ocasião de sua exposição comemorativa de 50 anos. A Prefeitura aportou recursos através da Secretaria Municipal da Cultura. As obras de melhorias tiveram ainda contribuição do DEP e DMAE que executaram serviços de correção de redes no local.

O Prédio, que abriga o Centro Cultural Usina do Gasômetro, referência da cidade desde o rio, teve seu processo de recuperação concluído em setembro de 2007.

Programa: Porto da Inclusão (DEMHAB), na Ação Usina do Gasômetro


Orgãos envolvidos: SMC, DEP, DMAE, DEMHAB, SMAM, SMOV

Parceiros: Correio do Povo, Tintas Renner S/A, Pincéis Atlas, Andaime - Estruturas Metálicas, Grupo RBS

Investimento: R$ 700.000,00




» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA