PMPA / SMURB / Viva o Centro / Projeto Viva o Centro / Nossos Parceiros

Nossos Parceiros

Andaime - Estruturas Metálicas
A Andaime iniciou suas atividades de locação de andaimes para obras de construção civil em 1988. Atua em todo o Brasil nas áreas civil, industrial e naval com locação e montagem de grande quantidade de equipamento de acesso, tais como tubo equipado, andaime de fachada ou andaime suspenso.

A Andaime - Estruturas Metálicas foi parceira no processo recuperação da Usina do Gasômetro, sendo responsável pelo fornecimento dos andaimes para sua pintura. A Usina encontra-se totalmente recuperada e com novas cores.

Endereço: Avenida Cairú 365
Fone: (51) 3393-6911
Site: www.andaime.com.br

Aracruz Celulose
A Aracruz é uma empresa brasileira, líder mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto. Responde por 24% da oferta global do produto, destinado à fabricação de papéis de imprimir e escrever, papéis sanitários e papéis especiais de alto valor agregado.
Em Guaíba opera uma fábrica com capacidade nominal de 450 mil toneladas anuais de celulose, de alta tecnologia, dotada de avançados recursos de proteção ambiental. A unidade destina parte desse volume à produção de cerca de 50 mil toneladas anuais de papel para imprimir e escrever, basicamente destinadas ao mercado doméstico.

A Aracruz Celulose foi parceira na obra de reurbanização da Praça Conde de Porto Alegre aportando recursos para recuperação completa da praça, entregue à população em junho de 2007.

Endereço: Rua São Geraldo, 1800 - Guaíba
Fone: (51) 2139-7111
Site: www.aracruz.com.br

Associação Cultural Amigos do Bonde
A entidade, sem fins lucrativos, foi criada por funcionários e ex-funcionários da Carris com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de projetos destinados a preservar a memória do transporte coletivo urbano de Porto Alegre. Anualmente, a Amigos do Bonde promove o Encontro dos Motorneiros, reunindo profissionais que trabalharam na Carris nas décadas de 1940, 1950 e 1960. Um dos projetos da entidade, que hoje tem cerca de cem sócios, é a criação de um museu do bonde.

A Associação Cultural Amigos do Bonde é parceira no processo que busca a implantação de linha do Bonde Histórico no centro de Porto Alegre. O projeto, de caráter turístico e cultural encontra-se em fase de captação de recursos.

Endereço: Rua Albion, 385
Fone: (51) 3289-2147
Site:

Associação dos Amigos do Cine Capitólio – AAMICA
A AAMICA é uma sociedade civil sem fins lucrativos que está em processo de registro e visa a apoiar e participar das atividades do Cine Theatro Capitólio.

A AAMICA é parceira no processo de recuperação do Cine Capitólio e de sua conversão em Cinemateca Pública. Até o momento dois terços das obras foram concluídas com o patrocínio da PETROBRÁS. Atualmente aguarda adesão de novo parceiro para sua conclusão.

Endereço:
Fone: (51) 3226-4242

Caixa Econômica Federal
Fundada em 1861 é uma empresa 100% pública, principal agente das políticas públicas do governo federal. Atende não só os seus clientes bancários, mas todos os trabalhadores formais do Brasil, por meio do pagamento de FGTS, PIS, seguro-desemprego, beneficiários de programas sociais e apostadores das Loterias. Prioriza setores como habitação, saneamento básico, infra-estrutura e prestação de serviços, exercendo um papel fundamental na promoção do desenvolvimento urbano e da justiça social no país. Além disso, apoia a iniciativas artístico-culturais, educacionais e desportivas.

A Caixa Econômica Federal é parceira no processo de recuperação do Cine Imperial.  O Convênio, firmado com a Prefeitura de Porto Alegre, prevê a implantação do Conjunto Cultural da Caixa nas dependências do prédio histórico, implicando em sua completa restauração, com instalação de salas de exposições, oficinas e um teatro para 600 lugares. O cronograma de implantação prevê o início das obras no segundo semestre de 2008.
A Caixa também tem atuação no Projeto Monumenta Porto Alegre, na efetivação dos empréstimos para recuperação de prédios privados e no processo de elaboração do Plano de Reabilitação da Área Central, como agente operador do repasse de recursos do Ministério das Cidades.

Endereço: Rua dos Andradas N° 1000 - 6º Andar
Fone: (51) 3214-6067
Site: www.caixa.gov.br

CAIXARS
Agência de Fomento criada com objetivo de incentivar o crescimento econômico, promovendo a inclusão social, as ações desenvolvidas pela CAIXARS, tornam mais acessíveis as linhas de crédito e o financiamento às empresas de todos os portes e nos mais variados setores da economia contribuindo para a abertura de novos postos de trabalho.
A marca CAIXARS foi criada 2003 e a empresa torna-se líder no ranking nacional na relação entre patrimônio liquido e volume de operações, passando a administrar os fundos estaduais de desenvolvimento FUNDOPEM, INTEGRAR, RS, Pró-Guaíba, RS Rural, Feaper, Fundovitis, FREE, Procred, Funterra, Funafir, Funamep e Pró-Produtividade. Em 2006, ganhou o prêmio TOP de Marketing 2006 - Destaque Responsabilidade Social da ADVB.

A CAIXA RS é parceira no processo de elaboração do Plano de Reabilitação da Área Central e foi patrocinadora do “1° Encontro de Planejamento Estratégico para Centros Urbanos”, realizado em novembro de 2006.

Endereço: Rua Andrade Neves, 175 - 9º ao 18º andar
Fone: (51) 3284 5800
Site: www.caixars.com.br

Casa Cor Promoções e Comercial Ltda /RS
Criada em 1987 é a maior mostra de arquitetura e decoração de interiores do Brasil, ditando tendências e influenciando formadores de opinião. Pertence ao Grupo Abril e ao Grupo Dória desde 2008. É uma experiência de sucesso, com 13 franquias no Brasil, duas na América Latina (Peru e Panamá) e uma na Europa (Suécia). A exposição, evento único e original que acontece anualmente em um imóvel, une os melhores talentos da decoração, arquitetura e paisagismo, que representam o papel de expositores.

A Casa Cor Promoções e Comercial Ltda /RS foi parceira no processo de recuperação da Confeitaria Rocco, elegendo este importante prédio histórico de propriedade privada para abrigar a mostra de design e arquitetura de interiores Casa Cor RS 2006.

Endereço: Rua Augusto Meier, 163 - 4ºandar
Fone: (51) 3341-8001
Site: www.casacor.com.br/rs

Chalé da Praça XV - Varietá
As Operações Variettá passaram a operar o Chalé da Praça XV em 2001. Desde então, já conseguiram proporcionar a esse prédio, tombado como patrimônio histórico municipal, o "ar" movimentado dos velhos tempos. Oferece pratos da culinária gaúcha e internacional, petiscos, sanduíches e o tradicional "chopinho" do fim-de-tarde, unidos a possibilidade de ouvir talentos musicais ao vivo de segunda à sexta-feira, na happy hour.

O Chalé da Praça XV – Variettá é parceiro do Viva o Centro a Pé, oferecendo descontos de 50% em suas refeições para os participantes das caminhadas orientadas que ocorrem duas vezes por mês no centro da cidade.

Endereço: Praça XV de Novembro
Fone: (51) 3225 2667
Site:

Companhia Zaffari
A Companhia Zaffari é ume empresa brasileira que possui uma rede de supermercados e hipermercados no Rio Grande do Sul, além de shopping centers, sendo um deles em São Paulo. Desde a década de 80 atua também na industrialização e comercialização de alimentos, com a fábrica de café e biscoitos Haiti/Plic-Plac.

A Companhia Zaffari é parceira na obra de reurbanização da Praça Revolução Farroupilha, patrocinando a execução de painel de autoria do renomado artista plástico Danúbio Gonçalves. A obra de dezessete metros de comprimento por três de altura terá como tema a saga farroupilha e deverá ser inaugurada no mês de setembro de 2008, de acordo com o cronograma geral da obra.

Endereço: Avenida Plínio Brasil Milano, 1000
Fone: (51) 33373111
Site: www.zaffari.com.br

Companhia Carris Porto-Alegrense – CARRIS
Mais antiga empresa de transporte coletivo do país em atividade, a Carris nasceu com a autorização do imperador Dom Pedro II, em 1872. É hoje a empresa com a maior frota de Porto Alegre. Sociedade de economia mista, com o controle acionário (99,9% das ações) da Prefeitura de Porto Alegre, é considerada, pela Associação Nacional dos Transportes Públicos, a melhor empresa de ônibus urbano do país. Também é a única instituição municipal a conquistar o Prêmio Nacional de Gestão Pública do Governo Federal. Em 2005, obteve o primeiro lugar na categoria Empresa Pública Eficiente da Pesquisa Top of Mind realizada em Porto Alegre.

A CARRIS é parceira do Viva o Centro à Pé, disponibilizando, através de convênio, veículos para a realização de seis passeios ao longo de 2008. O Viva o Centro à Pé oferece caminhadas orientadas por professores universitários em locais históricos do Centro de Porto Alegre.  A partir do convênio com a CARRIS estes passeios poderão alcançar outros setores da cidade.

Fone: (51) 3289 2100
Site: www.carris.com.br

Domus Urbanismo
Empresa do Grupo Domus, fundada em 2005 com o objetivo de conceber, desenvolver e comercializar empreendimentos imobiliários de alto padrão.

A Domus apoiou a realização da exposição Viva Pensar o Centro, resultado da seleção dos trabalhos de mais de 500 alunos da Faculdade de Arquitetura da UFRGS que, durante o segundo semestre de 2006, trabalharam exclusivamente com temas direcionados à área central da cidade. A exposição ocorreu no Porão do Paço Municipal de agosto a setembro de 2007. Os projetos fonrnecem subsídios importantes para o processo de reviltalização da área central.

Endereço: Avenida Carlos Gomes, 111 cj 1202
Fone: (51) 3333-0804
Site: www.domusurbanismo.com.br

Faculdade de Arquitetura – UFRGS
Mais antiga escola de arquitetura do estado do Rio Grande do Sul, fundada em 1952, é responsável pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Visual e Design de produto. Tem dois portais de ensino a distância: o Portal ARAMIS e o Portal Virtual Design EaD, os quais oferecem diversos cursos de extensão abertos à comunidade em geral.

A Faculdade de Arquitetura – UFRGS foi parceira, através de um Convênio entre a PMPA e a UFRGS, trabalhando exclusivamente com temas direcionados à área central da cidade
durante o segundo semestre de 2006.

Endereço: Rua Sarmento Leite, N° 320
Fone: (51) 3308-3116
Site: www.ufrgs.br/facarq

FUNDACINE - Fundação Cinemas RS
Criada em 1998 para aglutinar agentes e impulsionar o desenvolvimento da indústria audiovisual, a FUNDACINE é uma fundação privada que reúne doze instituições representativas dos vários setores da sociedade e economia gaúcha. Estão no seu Conselho Curador, em parceria inédita no país, as entidades do cinema (Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos, Sindicato da Indústria Audiovisual e Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas), as maiores redes de televisão do Estado (RBSTV e TVE), a representação dos investidores privados (Rio Grande Energia – RGE), a área de ensino (PUCRS), as instituições de desenvolvimento social (SESC), de representação empresarial (FEDERASUL), o setor financeiro (BRDE) e o poder público (Governo Estadual e Prefeitura de Porto Alegre).Entre os projetos desenvolvidos pela FUNDACINE estão atividades de suporte e financiamento à produção, como o Prêmio RGE Governo RS de Cinema e o Complexo Cinematográfico do RS; projetos de integração com a TV, como o concurso de curtas em desenvolvimento com a RBSTV e a Teledramaturgia na TVE; ações de exibição e formação de público, como o RodaCineRGE; além de atividades e eventos de planejamento e debate político sobre o setor, o III Congresso Brasileiro de Cinema entre eles.

A FUNDACINE é parceira no processo de recuperação do Cine Capitólio e de sua conversão em uma Cinemateca Pública. Até o momento dois terços das obras foram concluídas com o patrocínio da PETROBRÁS. Atualmente aguarda adesão de novo parceiro para sua conclusão.

Endereço: Rua dos Andradas 1234 conj. 1006
Fone: (51) 3226-3311
E-mail: www.fundacine.org.br

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul coordena o processo de reconversão do Porto de Porto Alegre – Cais Mauá - em complexo de lazer, cultura e turismo. A prefeitura participa do grupo de trabalho encarregado do processo de implantação do novo porto. O processo encontra-se em fase de entrega dos estudos de modelagem econômica, que darão sustentação à licitação de propostas para o novo complexo. 

Endereço: Palácio Piratini, Praça Marechal Deodoro s/n
Fone: (51) 3210 4100
E-mail: www.estado.rs.gov.br

Grupo RBS
Empresa de comunicação multimídia que opera no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Fundado em 1957 em Porto Alegre, o Grupo foi pioneiro no modelo regional de televisão no País e é também a mais antiga filiada da Rede Globo. Conta com mais de 5,7 mil colaboradores e possui sucursais multimídia e escritórios comerciais no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais e Mato Grosso.

O Grupo RBS foi parceiro no processo de recuperação da Usina do Gasômetro, sendo responsável por melhorias que incluem a pintura da parte interna. A Usina encontra-se totalmente recuperada.

Endereço: Érico Veríssimo, 400
Site: www.rbs.com.br

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN
Tem suas origens na Divisão de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, criada em1954, ligada à Secretaria da Educação, recebendo a denominação atual só em 1990, com criação da Secretaria de Estado da Cultura. Em 2007, o Instituto chegou ao número de 97 bens tombados. Além das ações de tombamento, estabelece para esses bens as áreas de entorno e as diretrizes e orientações às intervenções nessas áreas, realiza convênios e parcerias junto aos municípios, com a intenção de inventariar os bens edificados de valor cultural, atendendo, dessa forma, a todos os municípios do Estado, auxiliando na implementação de legislações municipais de tombamento e desenvolvendo ações de proteção do patrimônio cultural em parceria com os municípios, o IPHAN e as associações civis. Possui publicações referentes ao patrimônio e a sua preservação, elabora pareceres para os projetos relativos à preservação do patrimônio cultural que buscam a Lei do Incentivo à Cultura, LIC, e pareceres referentes aos valores culturais dos bens do Estado para o Ministério Público Estadual e Federal.

O IPHAN atua no Projeto Monumenta Porto Alegre, no assessoramento técnico, fiscalização, apoio a estudos e pesquisas e aprovação de projetos.

Endereço: Avenida Independência, 867
Fone: (51) 3311-1188  
Site: portal.iphan.gov.br

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – IPHAE
Autarquia do Governo do Brasil, vinculada inicialmente ao Ministério da Educação e Saúde e atualmente ao Ministério da Cultura, é responsável pela preservação do acervo patrimonial, tangível e intangível, do país. A criação da Instituição obedece a um princípio normativo, atualmente contemplado pelo artigo 216 da Constituição da República Federativa do Brasil, que define patrimônio cultural a partir de suas formas de expressão; de seus modos de criar, fazer e viver; das criações científicas, artísticas e tecnológicas; das obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e dos conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

O IPHAE atua no Projeto Monumenta Porto Alegre, na elaboração de projeto, co-fiscalização e manutenção dos prédios públicos do Estado que foram restaurados.

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1501 - 21º Andar
Fone: (51) 3226-4594 / 3225-3176
Site: www.iphae.rs.gov.br   

Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB-RS

O IAB foi fundado no Rio de Janeiro em 1921, como Sociedade Central de Arquitetos. Através da criação de departamentos estaduais, tornou-se uma federação de entidades que, aos poucos, se instalou em todo o território nacional. No Rio Grande do Sul, foi fundado em 1948.
É uma entidade associativa que tem por fim congregar os arquitetos, propugnar pela boa arquitetura e pelo urbanismo como ferramentas para promoção do bem estar e elevação cultural da população brasileira, pelo cumprimento das leis e execução da justiça.

O IAB-RS foi parceiro na viabilização do “1° Encontro de Planejamento Estratégico para Centros Urbanos”, realizado em novembro de 2006.

Endereço: Rua General Canabarro, 363
Fone: (51) 3212-2552
Site: www.iab-rs.org.br
  
Jornal Correio do Povo
É o segundo jornal de maior circulação do Rio Grande do Sul. Fundado em 1895, por Caldas Júnior, foi o jornal de mais longa publicação em Porto Alegre, circulando por 89 anos ininterruptamente, até 1984, quando sofreu descontinuidade. A publicação voltou a circular em 1986.

O Correio do Povo foi parceiro do processo recuperação da Usina do Gasômetro, sendo responsável pela veiculação da campanha Venha Pintar a Usina, que elegeu as novas cores do prédio. A campanha contou com a participação de mais de cinco mil pessoas.

Endereço: Rua Caldas Junior, 219
Fone: (51) 3224-1862
Site: www.correiodopovo.com.br

Lojistas do Caminho dos Antiquários
A Associação dos Lojistas do Caminho dos Antiquários foi fundamental no processo de implantação do Caminho dos Antiquários, sendo colaboradora no desenvolvimento da feira, na realização de atividades e na proteção e conservação do local.

Ministério da Cultura
Tem atribuição de executar uma política global e coordenada na área da Cultura e domínios relacionados.  Sua missão é melhorar as condições de acesso dos cidadãos à Cultura e, ao mesmo tempo, defender e salvaguardar o patrimônio cultural, incentivando novas modalidades do seu conhecimento e fruição.
Têm como função fundamental o domínio das grandes infra-estruturas, indispensáveis ao desenvolvimento de uma política cultural coerente, consistente e eficaz, sem prejuízo da obrigação de valorizar a diversidade das iniciativas culturais que se desenvolvam na sociedade civil e, de igual modo, de estimular formas de cooperação não só com as entidades autárquicas e regionais mas também com agentes privados e com os cidadãos em geral.

O Ministério da Cultura é parceiro através do Projeto Monumenta, programa de escala nacional que conta com recursos do BID e apoio da UNESCO e que ocorre em 26 cidades selecionadas pela qualidade de seu patrimônio edificado. O convênio com a Prefeitura de Porto Alegre prevê o repasse de 70% dos valores a fundo perdido com contrapartidas locais dos 30% restantes.

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco B, sala 401 – Brasília
Fone: (61) 2024-2000
Site: www.cultura.gov.br

Ministério das Cidades
O Ministério das Cidades é parceiro no processo de elaboração do Plano de Reabilitação da Área Central, aportando recursos através do Programa de Reabilitação de Áreas Centrais, em andamento em sete capitais do país. Trata da política de desenvolvimento urbano e das políticas setoriais de habitação, saneamento ambiental, transporte urbano e trânsito. Através da Caixa Econômica Federal, operadora dos recursos, o Ministério trabalha de forma articulada e solidária com os estados e municípios, além dos movimentos sociais, organizações não governamentais, setores privados e demais segmentos da sociedade.

O Ministério das Cidades é parceiro no processo de elaboração do Plano de Reabilitação da Área Central.

Endereço: Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Lote 106 – Bloco H – Ed. Telemundi - Brasilia/DF
Fone: (61) 2108-1414
Site: www.cidades.gov.br/

Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRÁS
É uma empresa estatal brasileira, de economia mista, que opera no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e seus derivados no Brasil e no exterior. Em 2008 obteve o 6º lugar no ranking PFC Energy 50, das maiores empresas de petróleo do mundo. Além das atividades da holding, o Sistema Petrobras inclui subsidiárias - empresas independentes com diretorias próprias, interligadas à sede.

A PETROBRÁS foi parceira no processo de recuperação do Cine Capitólio e de sua conversão em uma Cinemateca Pública participando com recursos para os dois terços das obras que já foram realizadas. Atualmente a Cinemateca do Cine Capitólio aguarda adesão de novo parceiro para sua conclusão.

Endereço: Avenida República do Chile, 65 - Rio de Janeiro
Fone: (21) 3224-1510
Site: www.petrobras.com.br

Pincéis Atlas
Fundada em 1966, está entre as maiores empresas do mundo no ramo de pincéis e ferramentas para pintura. Possui a mais moderna tecnologia de fabricação e conta com profissionais altamente qualificados. Sua distribuição e logística são ágeis, pois além das fábricas e do depósito na Matriz, no Rio Grande do Sul, a Pincéis Altas conta com dois centros de distribuição, um em Pernambuco e outro em São Paulo e está presente em mais de 50 países.

A Atlas foi parceira no processo de recuperação da Usina do Gasômetro, sendo responsável pelo fornecimento de pincéis para sua pintura. A Usina encontra-se totalmente recuperada e com novas cores.

Endereço: BR 116, km 258 - Esteio - RS
Fone: (51) 3458.5800
Site: www.pinceisatlas.com.br

Secretaria de Cultura do Estado do RS

Endereço: Av Borges de Medeiros, 1501 - 4º Andar/Ala Norte Porto Alegre
Fone: (51) 3288-7501
Site: www.cultura.rs.gov.br

Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH
A história desta Autarquia confunde-se com a do porto de Porto Alegre, que começou a operar em 1916, embora tenha sido oficialmente inaugurado em 1º de agosto de 1921, com administração própria, subordinada à Secretaria da Fazenda. Em 1951, devido à importância que passou a adquirir o complexo hidroportuário riograndense, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, criou o Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais - DEPRC, Autarquia estadual responsável pela administração e exploração dos portos de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande e manutenção das hidrovias navegáveis integrantes da Bacia do Sudeste.
Em 1998, teve a denominação alterada para Superintendência de Portos e Hidrovias-SPH.

A SPH colabora com reurbanização da Praça Revolução Farroupilha, permitindo a utilização de suas dependências para execução das obras e para o abastecimento da nova central de gás do Mercado Público.

Endereço: Avenida Mauá, 1050
Fone: (51) 3288 9200 / 3288 9208
Site: www.sph.rs.gov.br

Tintas Renner S/A
A empresa, fundada em 1927, é pioneira no lançamento de produtos diferenciados e em incremento tecnológico, desde a produção da tinta até os softwares. Foi precursora no mercado em desenvolvimento de um sistema de proteção à base de água. Por não utilizar solventes em sua composição, esses produtos não agridem o meio ambiente e evitam que o usuário se exponha aos odores dos vernizes tradicionais. Foi a primeira empresa no mercado brasileiro a lançar um sistema tintométrico, o Sistema Multicolor, em 1987, que mistura as cores conforme a escolha do consumidor. Em 1997, criou o Programa Centauro, software que permite visualizar ambientes no computador, simular combinações e escolher as cores previamente.

A Renner foi parceira no processo de recuperação da Usina do Gasômetro, sendo responsável pelo acompanhamento técnico e fornecimento da tintas sua pintura. A Usina encontra-se totalmente recuperada e com novas cores.

Endereço: Rodovia Estadual RS 118 nº 5200 - Gravataí / RS
Fone: (51) 3489-8000
Site: www.tintasrenner-deco.com.br/

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. - TRENSURB
Empresa Pública fundada em 1980, com o objetivo de implantar e operar uma linha de trens urbanos no eixo Norte da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), atendendo as populações dos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. A primeira etapa implantada atingiu quatro dos seis municípios previstos pelo projeto original, de Porto Alegre a Sapucaia do Sul, totalizando 27 km de linha e 15 estações. Em 1997, inaugura a Estação Unisinos e, em 2000, a Estação São Leopoldo, alcançando uma extensão de 33,8 km de linha implantada. A última etapa da expansão, com a chegada do sistema em Novo Hamburgo (mais 9,3 km de linha, mais uma estação em São Leopoldo e outras quatro em Novo Hamburgo), ainda não tem data definida para implantação. Até 2002, a Trensurb vinculava-se ao Ministério dos Transportes, passando, em 2003, a atender as orientações do Ministério das Cidades.

A TRENSURB é parceira nas obras de reurbanização da Praça Revolução Farroupilha e entorno, investindo na recuperação completa do local através da execução de nova pavimentação, iluminação e paisagismo, além da abertura da Avenida Borges de Medeiros, entre a Júlio de Castilhos e a Mauá. Também apoia na execução da estrutura para o painel do artista Danúbio Gonçalves que contará a saga farroupilha.

Endereço: Avenida Ernesto Neugebauer, 1985
Fone: (51) 3363-8000
Site: www.trensurb.com.br

Verdicom Construções Ltda
A Verdicom é parceira no processo da construção do Centro Popular de Compras que irá abrigar o comércio informal, atualmente instalado nas vias públicas da área central. A Verdicom foi vencedora de processo licitatório para concessão do espaço público. As obras do Centro Popular de Compras tem previsão de conclusão em junho de 2008. 

Endereço: Avenida Júlio de Castilhos, 235/31
Fone: (51) 3463-8288
Site: http://www.verdicon.com.br/




» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA