PMPA / SMURB / Viva o Centro / Plano de Diretrizes / Objetivos

Plano de Diretrizes

O Projeto Viva o Centro tem como objetivo a valorização do Centro Histórico, considerando seu status diferenciado com relação às demais regiões da cidade,  reforçando e qualificando sua atratividade. Enfrentar a problemática deste complexo setor da cidade supõe o reconhecimento da necessidade de atuar localmente, através de uma gestão integrada e contínua, baseada em um plano estratégico que possibilite o desenvolvimento local ao longo do tempo.

O plano tem por objetivo a elaboração e implementação de uma política municipal para reabilitação da área central visando apresentar a situação atual, com suas deficiências e potencialidades, com direcionamento para uma atuação estratégica na implementação de projetos e ações. Concluído, o Plano constituirá a base conceitual da atuação estratégica do Projeto Viva o Centro.

O Plano de Diretrizes foi coordenado pela Secretaria de Planejamento Municipal (SPM) e contou com equipe básica composta por representantes das seguintes secretarias:

  • Secretaria Municipal do Meio ambiente (SMAM)
  • Secretaria Municipal da Cultura (SMC)
  • Secretaria Municipal da Indústria e Comércio (SMIC)
  • Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC)
  • Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (SEACIS)
  • Procuradoria Geral do Município (PGM)

A elaboração do Plano de Diretrizes teve caráter integrador e busca a participação, além dos diversos órgãos do município, das diversas esferas e setores sociais visando à construção conjunta de soluções e a potencialização das oportunidades para o desenvolvimento da área Central de Porto Alegre.

A execução do Plano de Diretrizes do Projeto Viva o Centro foi elaborado com recursos do Ministério das Cidades através do Programa de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais. A metodologia de trabalho adotada contemplou encontros e oficinas com a sociedade conforme plano de trabalho a seguir:

Acesse a Síntese do Plano Estratégico




» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA