PMPA / SMURB / Viva o Centro / Conheça o Centro / Bens Tombados / Santander Cultural

Santander Cultural


Antigo Banco Nacional do Comércio e Banco Meridional 
End.: Rua Sete de Setembro, 1028
Complemento: esquinas Rua Cassiano do Nascimento e Rua General Câmara
Tombado: IPHAE - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado

 

 

 

 

 

 

Passado e presente se encontram no prédio do Santander Cultural, um dos mais significativos do centro histórico de Porto Alegre. Tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual, o exemplar eclético de inspiração neoclássica, foi construído na década de 1930. O projeto é de autoria do arquiteto Stephan Sobczak e do escultor Fernando Corona. Sua ocupação está associada à história da atividade bancária no Rio Grande do Sul.

Foi sede do antigo Banco Nacional do Comércio, tradicional instituição bancária gaúcha, e do extinto Sulbrasileiro. Restaurado pelo Santander Banespa para dar lugar ao Santander Cultural, é apontado como obra de restauro exemplar, pela feliz intervenção do arquiteto Roberto Loeb com a parceria de Sole & Associados, que tão bem souberam combinar preservação histórico-artística com conforto arquitetônico e alta tecnologia.

 

 

 

 

 

 

Dos 5.600 m² da área monumental, 1.870 m²  servem às grandes mostras de arte, que ocupam os espaços expositivos do Grande Hall e Galerias. Do subsolo ao Átrio, as instalações estão equipadas para atender aos mais diversos usos. No andar térreo e no segundo piso possui amplo espaço para abrigar exposições, com paredes de mármore rosa, escadas de mármore branco, além do teto com um grande vitral colorido. No subsolo, teve os antigos cofres transformados em sala de cinema, café e restaurantes.

Já abrigou exposição importantes na cidade, como as dos pintores Miró e Pablo Picasso.

Referências:
http://www.santandercultural.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santander_Cultural




» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA