PMPA / SMURB / Viva o Centro / Conheça o Centro / Bens Tombados / Museu de Comunicação Social

Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa


End.: Rua dos Andradas, 959/963
Complemento: esquina Rua Caldas Júnior, 261
Tombado: IPHAE - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado

O prédio situado na Rua dos Andradas, e seu anexo na Rua Caldas Júnior, abriga o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa desde a sua criação,  em setembro de 1974 e foi tombado em 1977.

Foi construído durante o governo de Borges de Medeiros exclusivamente para ser a nova sede do jornal A Federação, que surgiu no ano de 1884, durante o Império, servindo como propaganda das idéias republicanas, tendo entre seus criadores Assis Brasil e Júlio de Castilhos, assim como outras ilustres personalidades políticas da época.

Depois de instituída a República, A Federação tornou-se o principal órgão do Partido Republicano Rio-grandense (PRR). O jornal foi extinto por imposição do Estado Novo em 1937, passando o prédio, no ano seguinte, a sediar o Jornal do Estado, posteriormente transformado no Diário Oficial.

A construção deste prédio em que se passou uma grande parte da história da imprensa oficial do Rio Grande do Sul teve como responsável o engenheiro civil gaúcho Teófilo Borges de Barros, que participou também da construção de outros prédios em Porto Alegre, além da Reforma da Biblioteca Pública do Estado.

O prédio é composto de estilos artísticos variados, muito característico da arquitetura positivista. Possui uma área total de 3.160 metros quadrados, foi destruído parcialmente por um incêndio em 1947 e, depois de reparados os danos, ampliou-se sua estrutura física pelos fundos na Rua Caldas Júnior.

Outra particularidade do prédio é, no alto, uma estátua representando a imprensa, que foi esculpida pelo artista italiano Luiz Sanguin. No ano de 1995, esta estátua sofreu uma restauração, pois estava perdendo a mão e a tocha.

Atualmente, a instituição conta com coleções completas de jornais e revistas, reunindo cerca de oito mil títulos, datados desde o ano de 1827. Apresenta um acervo considerável relacionado à imagem e ao som (fotografia, cinema, rádio, televisão e vídeo) e resgata parte da memória da publicidade e da propaganda, principalmente através de peças gráficas. Objetos e equipamentos também retratam a evolução tecnológica na área da Comunicação Social.

Referências:
http://www.musecom.rs.gov.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_de_Comunica%C3%A7%C3%A3o_Social_Hip%C3%B3lito_Jos%C3%A9_da_Costa




» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA