PMPA / SMURB / Viva o Centro / Conheça o Centro / Bens Tombados / Faculdade de Direito

Faculdade de Direito/UFRGS

End.: Avenida João Pessoa, 80
Tombado: IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional


Criada em 1900, a Faculdade de Direito promove concurso de projetos para sua sede própria em 1907, do qual é selecionado o projeto da firma de Rudolf Ahrons, projetado por Menchen,  formado em Munique.

O edifício, erguido durante o governo de Carlos Barbosa (1908-13), é uma réplica do "Palais du Rhin", construído em Estanburgo em 1883-89 após a vitória alemã na guerra franco-prussiana, palácio de verão do kaizer Guilherme 11, imperador da Alemanha.
O edifício apresenta planta quadrada com pátio central e volume em destaque marcado pelo acesso principal.

O piso térreo do edifício é rusticado, ou seja, apresenta textura de blocos de pedra rústica. No piso superior as aberturas em arco pleno ocorrem num plano mural mais leve, preenchido por ornamentação escultórica. O coroamento é definido por elegante balaustrada interrompida ritmicamente por volumes que projetam as linhas de pilares da fachada no topo.

O volume do acesso principal se destaca externamente pela cúpula de quatro gomos coberta por telhas vermelhas e encimada por um pináculo. Esta cúpula possui janelas ao estilo das termas romanas de quatro lados.

O volume de entrada ainda tem a frente em ressalto sobre a linha de fachada, marcada por um pórtico de ordem coríntia no pavimento superior. No interior deste volume se desenvolve a escadaria principal, ladeada por vitrais coloridos, constituindo um espaço interno que dá continuidade às qualidades plásticas do exterior do edifício.

Referências:
http://www.direito.ufrgs.br/historico.asp
PROPAR/UFRGS.“Positivismo: Arquitetura de Porto Alegre no período positivista” do Memorial do Rio Grande do Sul, 2007




» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA