PMPA / SMURB / Viva o Centro / Conheça o Centro / Bens Tombados / Fundação de Economia e Estatística

Fundação de Economia e Estatística

End.: Rua Duque de Caxias, 1691
Tombado: SMC - Secretaria Municipal da Cultura

A Rua Duque de Caxias é um dos espaços mais tradicionais de Porto Alegre, tanto por ser um dos logradouros mais antigos da cidade, quanto por abrigar prédios de expressivo valor arquitetônico, característicos da antiga aristocrácia, tais como o Palácio do Governo do Estado, o antigo Palácio da Presidência, a Catedral Metropolitana e várias residências burguesas.

O prédio destaca-se nesse contexto histórico como símbolo da riqueza e do poder que caracterizaram a Rua Duque de Caxias: possui arquitetura eclética, interpretação de modelos neoclássicos, típica do início do século. Sua planta baixa encontra-se preservada e sua decoração interna - pintura do forro do salão superior, portas, rodapés e rodaforros - é refinada e original. Foi edificado em 1916, pela Sra. Edelvira Parreira Machado e seus herdeiros permaneceram na casa até 1935, quando a mesma foi alugada.

Em 1943, o Estado adquiriu o imóvel, que já sediava o Departamento Estadual de Estatística (DEE). Em maio de 1972, este Departamento transformou-se em Superintendência de Estatística e Informática e, mais tarde, em Superintendência de Planejamento Global. Em novembro de 1973, o órgão de estatística do Estado sofreu uma alteração em sua natureza e em sua estrutura, dando origem à FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA, instituição criada através da Lei no 6.624, de 13 de novembro de 1973.

Em 1983 foi oficializado um termo de compromisso para a conservação do prédio mantendo as características originais. A restauração iniciou em 1985 e preservou todos aspectos arquitetônicos, sem qualquer alteração no volume externo ou no seu interior.
 
Por suas qualidades arquitetônicas e históricas, o tombamento foi homologado pelo conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural em 20 de abril de 1990, e seu registro foi efetivado no Livro do Tombo sob o no 34, da página 32, pela Equipe do Patrimônio Histórico Cultural

O prédio abriga, atualmente, a sede da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE), instituição vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão que tem como atribuição elaborar informações estatísticas e análises sobre a realidade socioeconômica gaúcha, além de subsidiar o sistema de planejamento econômico e social do Estado.

A FEE conta com uma equipe técnica interdisciplinar, formada por mais de 90 técnicos de nível superior, que realizam estudos, pesquisas e análises sobre a realidade gaúcha, respondendo igualmente pela organização e elaboração das estatísticas do Estado, como o cálculo do PIB estadual e municipal e das estimativas populacionais.

As pesquisas realizadas pela FEE são desenvolvidas com recursos próprios e de instituições financiadoras. A FEE busca também estabelecer convênios de cooperação técnica e parcerias com outras instituições de pesquisa e acadêmicas.

Referências:
http://www.portoalegre.rs.gov.br/cultura
http://www.fee.tche.br/sitefee/pt/content/capa/index.php




» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA