PMPA / SMURB / Viva o Centro / Conheça o Centro / Bens Tombados / Clube do Comércio

Clube do Comércio


End.: Rua dos Andradas, 1079/1085/1089/1091
Tombado: SMC - Secretaria Municipal da Cultura

O Clube do Comércio foi fundado em 1896 por comerciantes e feirantes que escolheram a Rua da Praia, onde a atividade terciária concentrava-se na virada do século, para construir sua sede.

Localizada em frente à Praça da Alfândega, antiga Praça da Quitanda, a sede teve sua construção iniciada em 23 de junho 1938 pela firma Dahne, Conceição e Cia., sendo concluída e inaugurada em 16 de dezembro de 1939.

Foi um dos clubes mais tradicionais da sociedade porto-alegrense e teve a primeira boate do Brasil com luzes coloridas. O prédio representava um marco ao bom gosto e distinção - espelhos de cristal rosado e vidro de cristal negro foram importados da Europa. Em estilo eclético, com detalhes Art Déco e Art Nouveau, o volume externo do edifício compreende uma estrutura de 13 pavimentos revestidos de sirex rosa.

O Clube ocupa os quatro primeiros pavimentos destacados pela diferenciação da fachada que é composta por um embasamento tratado de forma especial, com uma grande porta de ferro entalhado ao centro, ladeada por duas colunas coríntias em granito rosa. Sobre a entrada, distribuem-se quatro grandes janelas envidraçadas e duas colunas coríntias gigantes, que abrangem dois pavimentos.


 
O corpo principal possui seis pavimentos-tipo, caracterizados pela divisão da fachada por três faixas verticais. Os dois últimos pavimentos têm tratamento diferenciado, definindo o coroamento do prédio.

O Vestíbulo, com piso de mármore e lustres art-déco, conduz ao Hall principal, onde se localiza a chapelaria, ladeada por tocheiras de iluminação, o elevador, a escada revestida com mármore branco e preto e os vitrais com jateamento branco.

O primeiro andar, tradicional reduto de políticos como o presidente Getúlio Vargas e desportistas foi palco de grandes disputas de jogos, como os famosos campeonatos de sinuca e bridge. É composto por hall de espera, com piso de parquet e móveis em couro da década de 40, sala de bilhares franceses, atualmente ocupada pelo Salão de Exposições, e pela sala da Diretoria, com mobiliário do século XIX.
 
O segundo andar é ocupado pela Biblioteca e pela Sala de Leitura - com piso composto por mosaicos de madeira, móveis art déco e obras de arte - que se abre para a Praça da Alfândega. Na parte posterior está localizado o restaurante, o antigo reservado e o jardim de inverno, com piso de ladrilho hidráulico.

No terceiro andar destaca-se o Salão dos Cristais (Antigo Dancing), revestido com painéis de espelho de cristal decorado, piso em parquet, forro em forma de cúpula elipsoidal nervurada, lustres art déco, colunas, luminárias embutidas, mezanino, chapelaria e o salão de chá, com portas envidraçadas e recantos semicirculares.

Referências:
http://www.clubedocomerciopoa.com.br/index1.htm
http://www.portoalegre.rs.gov.br/




» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA