PMPA / SMURB / Viva o Centro / Conheça o Centro / Bens Tombados / Edifício Tuiuti

Edifício Tuyuty

Grêmio Beneficiente de Oficiais do Exército – GBOEX
End.: Rua Caldas Júnior, 341/347/353/355, 361/363/369/377
Tombado: SMC - Secretaria Municipal da Cultura

O Edifício Tuyuty, construído no ano de 1925 em estilo eclético, típico do final do século IX e início do século XX, mescla elementos barrocos, neoclássicos e Art Nouveau. Situado em um terreno em declive, possui dois pavimentos na Rua Riachuelo e termina com três na Rua Caldas Júnior. A fachada assimétrica com aberturas diferenciadas é composta por reentrâncias e saliências, sacadas e ornamentação em relevo.

O acesso principal, com bandeira em arco e vitral, é emoldurado por dois pares de pilastras jônicas e um belo frontispício em arco pleno, coroado por uma carranca. No andar superior há um corpo avançado sustentado por mísulas. À direita, no piso superior, as aberturas com bandeiras em arco pleno e vitrais geométricos abrem-se para balaustradas, separadas por pilastras jônicas duplas e encimadas por um friso com festões e uma cornija. Um frontão barroco, com dois anjos em baixo-relevo segurando uma guirlanda floral que emoldura um óculo vazado com grade trabalhada, faz o coroamento deste bloco.


Na fachada da Rua Riachuelo destaca-se uma minúscula e delicada sacada de ferro trabalhado no piso superior, uma vitrine no térreo e uma balaustrada semicircular, sustentada por uma base hemisférica, que originalmente era coroada por uma cúpula de bronze.

Todo o edifício é coroado por um friso com elementos geométricos e florais, uma cornija saliente com pequenas mísulas e uma platibanda com balaustrada e delicados florões, guirlandas e outros adornos em relevo.

Em 1933, o imóvel foi adquirido pelo Grêmio Beneficente de Oficiais do Exército (GBOEX), sendo utilizado para fins residenciais e comerciais até a década de 80.

Desativado devido ao mau estado de conservação foi tombado em 30 de outubro de 1990 e restaurado integralmente em 2007 pelo Grupo GBOEX, com recursos próprios. O prédio abrigará atividades comerciais, escritórios e consultórios.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Edif%C3%ADcio_Tuyuti
http://www.portoalegre.rs.gov.br/cultura
http://www.mp.rs.gov.br/memorial/noticias/id11129.htm




» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA