PMPA / SMURB / Viva o Centro / Conheça o Centro / Bens Tombados / Antigo Hotel Nacional

Antigo Hotel Nacional

End.: Rua Sete de Setembro, 687/695
Complemento: esquina Rua General João Manoel, 180/184
Tombado: SMC - Secretaria Municipal da Cultura

Seu projeto arquitetônico foi elaborado pelo italiano Augusto Sartori, responsável por inúmeros prédios na Capital, a pedido do comerciante Guilherme Alves, em 1919. Em estilo eclético-historicista, seus pavimentos são diferenciados uns dos outros por um conjunto de ricos detalhes.

Na década de 40, o hotel entrou em decadência e em 1953 passou a abrigar um escritório de engenharia. Em 1991 um incêndio destruiu praticamente todo o prédio, restando apenas a torre de circulação e a fachada.

Em 1997, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Comphac) aprovou o Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) para a reforma e restauração do imóvel. O projeto, assinado pelo arquiteto Evandro Eifler, abrigaria uma agência bancária no térreo e salas comerciais nos demais pavimentos.

Em 2013 foi aprovado novo EVU, com o acréscimo de 2 pavimentos para a atividade serviços. 

É um dos imóveis privados relacionados pelo Projeto Monumenta, iniciativa do Ministério da Cultura em parceria com a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal (CEF), que receberá financiamento para recuperação.

Referências:
http://www.portoalegre.rs.gov.br/cultura




» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA