PMPA / SMURB / Viva o Centro / Conheça o Centro / Bens Tombados / Administração do DEPREC

Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH


End.: Avenida Mauá, 1050
Tombado: SMC - Secretaria Municipal da Cultura

O Edifício sede do DEPREC, inaugurado em 1947, é um prédio de seis pavimentos geminado ao conjunto composto pelo Pórtico Central e armazéns do cais do porto. A arquitetura do prédio caracteriza a evolução do Ecletismo para o sistema formal “Art Déco” pela simplificação e geometrização acentuada da ornamentação externa.

A edificação apresenta cobertura de fibrocimento substituindo o telhamento cerâmico original. A estrutura do prédio é de alvenaria portante com vigamento e entrepisos de concreto. As paredes são revestidas por reboco e pintura em tom esverdeado.

No pavimento térreo, as portas externas são de ferro com sistema de abrir em duas folhas. As janelas térreas são de madeira compostas por guilhotina e bandeira fixa em caixilho e vidro, recobertas por gradil de ferro na parte externa. A pintura das madeiras é em tinta verde-clara e do ferro em cor grafite. As esquadrias dos demais pavimentos são janelas de madeira em guilhotina com persiana externa. No terceiro pavimento há um fechamento de vão com esquadria de madeira e vidro coberta por telhado de fibrocimento.

A edificação, os armazéns A1, A2, A3, A4, A5, B1, B2, B3, juntamente com o Pórtico Central e armazéns A e B constituem um conjunto único e indissociável, caracterizado como patrimônio cultural da cidade de Porto Alegre, que começou a ser estruturado no início do século às margens do Guaíba, formado por aterro, cais e edificações, tendo como resultado uma paisagem característica, compondo com a Usina e a chaminé do Gasômetro um perfil inconfundível que se transformou em uma marca registrada da cidade.

Enquanto solução arquitetônica, pelo seu porte, implantação, volumetria, tipologia construtiva, morfologia, interface com o Guaíba e área central, o conjunto se caracteriza pela sua unidade e peculiaridade, definindo o limite noroeste do promontório com característica inconfundível.


Referências:
http://www.portoalegre.rs.gov.br/cultura




» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA