PMPA / SMURB / Viva o Centro / Ações_inv / Ações - OCULTO / CENTRO POPULAR DE COMPRAS

Centro Popular de Compras

Localizado na Praça Ruy Barbosa, entre as avenidas Mauá e Voluntários da Pátria, o Centro Popular de Compras representa a solução encaminhada para a questão do comércio informal, anteriormente instalado nas vias públicas da área central.

A nova edificação abriga 800 comerciantes licenciados pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), em plataforma de 10 mil metros quadrados sobre o terminal de ônibus da Praça Ruy Barbosa. O CPC cruza a Avenida Júlio de Castilhos através de uma passarela totalmente coberta até a Avenida Mauá.

Cada comerciante ocupa um box de quatro metros quadrados contendo pontos de luz, água, esgoto e telefone. O CPC conta com o apoio de restaurante popular, farmácia e agência bancária. A edificação possui jardins descobertos, praça de alimentação, sanitários, acesso para portadores de necessidades especiais (escadas rolantes e seis elevadores), segurança privada e terminal de ônibus., sistema de segurança por câmeras de vídeo e policiamento.

 

O camelódromo de Porto Alegre, resultado de investimento privado oriundo de processo de licitação por concessão de uso do espaço público por tempo determinado, foi inaugurado no dia 9 de fevereiro de 2009, após receber a Licença de operação da Secretaria do Meio Ambiente – SMAM.


Os 800 camelôs cadastrados para o CPC receberam a notificação de início de operação das atividades nos seus pontos de vendas quatro dias antes. Foi montada uma operação especial entre a Brigada Militar e os fiscais da SMIC para impedir a invasão do Centro por camelôs invasores e ilegais. Agentes e operários da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estão instalando área azul na Rua Marechal Floriano Peixoto.


Representantes do Sindilojas e do CDL fizeram uma caminhada que iniciou na Esquina Democrática, onde aconteceu o lançamento do Liquida Porto Alegre, até a Praça XV, passando pela José Montaury, os dois antigos principais pontos de venda dos camelôs. "Não acredito que estamos em Porto Alegre e como são lindas as árvores da Praça XV. Estamos vivendo um novo momento do comércio varejista do Centro", disse o presidente da CDL.



O horário de funcionamento do Centro Popular de Compras é das 9h às 20h, de segunda a sábado.

Órgão envolvidos: SMIC, DEP, DMAE, SMC, SMAM, SMOV, EPTC, SPM, SEACIS

Parceria: Verdicom Construções Ltda

Investimento: R$ 12.000.000,00




» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA