PMPA / SMURB / Viva o Centro / Ações_inv / Ações - OCULTO / PRAÇA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

Praça Revolução Farroupilha


A reurbanização da Praça Revolução Farroupilha e entorno é uma das obras com maior abrangência na Área Central, fruto de parceria entre a PMPA e a TRENSURB em função da necessidade de modernização da Estação Mercado, proporcionando condições de acessibilidade universal e maior conforto a seus usuários.

A operação urbana envolveu a transferência dos terminais de ônibus localizados na Avenida Júlio de Castilhos, ao longo da fachada Norte do Mercado Público, para o prolongamento da Avenida Borges de Medeiros, entre as avenidas Júlio de Castilhos e Mauá.

Esta transferência permitiu a instalação de escadas rolantes de acesso à Estação, com solução de cobertura integrada à fachada do Mercado Público.

A abertura do trecho da Avenida Borges de Medeiros e a liberação do espaço para sua execução demandou complexa operação, envolvendo a transferência da central de gás do Mercado Público.

No processo de reurbanização, a Praça Revolução Farroupilha ganhau nova pavimentação, iluminação e tratamento paisagístico. O conjunto conta com a presença de da cobertura em forma de arco monumental, com vão de 60 metros, que resguarda os acessos da Estação e estabelece uma nova relação compositiva com o eixo do Mercado.

Foram executados novos abrigos para os terminais da Avenida Borges de Medeiros, além de um painel de autoria do renomado artista plástico Danúbio Gonçalves. A obra, de 16,5 metros de comprimento por três de altura, patrocinada pela Cia Zaffari, retrata a saga farroupilha, reforçando a denominação da praça, desconhecida pela população em geral.

Do investimento principal da Trensurb, estimado em 8 milhões de reais, 2.5 milhões correspondem à melhorias do espaço público.


Etapas da obra:

  • Retirada dos contrafortes de concreto;
  • Execução da cobertura dos acessos  - arco com vão de 60 metros;
  • Remoção da central de gás do Mercado Público;
  • Abertura da Borges de Medeiros entre a Júlio de Castilhos e Mauá;
  • Transferência dos terminais de ônibus da Rua Júlio de Castilhos;
  • Execução de nova pavimentação, iluminação e arborização da Praça;
  • Implantação dos itens referentes à acessibilidade universal interna e externa à estação – escadas rolantes;
  • Execução do painel do artista Danúbio Gonçalves;
  • Conclusão da obra - 18 de dezembro de 2008;


Órgãos envolvidos: SPM, SMAM, EPTC, SMOV, SEACIS, SMIC, SMC, CARRIS, DEP

Parceiros: TRENSURB, Cia Zaffari

Investimento: R$ 8.000.000,00




» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA