PMPA / SMURB / Viva o Centro / Ações_inv / Ações - OCULTO / CAMINHO DOS ANTIQUÁRIOS

Caminho dos Antiquários

O Caminho dos Antiquários é um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Porto Alegre em parceria com a comunidade e é uma iniciativa que está inserida no Programa de Revitalização do Centro. Tem como objetivo valorizar o trecho que liga a Praça Daltro Filho à Praça Marquesa de Sevigné compreendendo trechos das ruas Marechal Floriano Peixoto, Demétrio Ribeiro, Coronel Genuíno e Fernando Machado. Esta região caracteriza-se pela grande concentração de estabelecimentos que comercializam antigüidades.

O espaço, já repleto de lojas de antigüidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto que acontece todos os sábados. A Rua Marechal Floriano, entre a ruas Fernado Machado e Demétrio Ribeiro é fechada e as lojas colocam seus produtos na rua. A Praça Daltro Filho recebe mais de 20 expositores de toda a cidade. Por meio dessa iniciativa foi possível resgatar parte da história e da identidade da capital gaúcha, incentivando a formação de mais um ponto turístico em Porto Alegre.

A revitalização da área dos antiquários compreende ações de qualificação e de melhorias urbanas e implantação de um projeto de divulgação e animação dessa área. Foram executadas obras objetivando a qualificação física do local tais como execução de canteiros, sinalização, pavimentação, totem, recuperação da Praça Daltro Filho, incluindo ajardinamento, e restauração do Fonte da Praça Marquesa de Sevigne.


Possui programação cultural variada - shows musicais, danças, exposições e eventos - contando com Projetos permanentes:
  • Projeto Dançando na Praça – aulas gratuitas às 11:00 horas;
  • Palco Aberto - apresentações musicais – segundo sábado do mês;




» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA