PMPA / SMURB / Viva o Centro / Ações_inv / Ações - OCULTO / PLANO DE CIRCULAÇÃO

Plano de Circulação - abertura de vias

O Plano de Circulação da Área Central visa melhorar as condições de tráfego, fluidez e acessibilidade local, priorizando a segurança do pedestre, tanto no convívio com veículos como em relação ao processo de desertificação noturna presente na área central.

Inclui a identificação de pontos críticos de segurança para o pedestre e congestionamentos viários, propondo soluções de sinalização, controladores de velocidade e o restabelecimento de conexões viárias, através da alteração do sentido de vias, ingressos e saídas, aberturas de cruzamentos e liberação de vias atualmente bloqueadas ao tráfego.

O plano foi elaborado pela EPTC a partir de pesquisas, contagens e simulações em softwares e prevê implantação gradual através de conjunto de obras correlacionadas.

Obras já executadas:

  1. Abertura do cruzamento entre as ruas Dr. Flores e Avenida Salgado Filho;
  2. Abertura do cruzamento entre as ruas Demétrio Ribeiro e Avenida Borges de Medeiros;
  3. Liberação da Rua Vigário José Inácio ao tráfego viário;
  4. Liberação do trecho da Avenida Borges de Medeiros até a avenida Mauá para tráfego de ônibus, com a Tranferência dos terminais da Júlio de Castilhos que funcionavam junto ao Mercado Público: linhas 343 – Campus Ipiranga, 353 – Ipiranga-PUC, 476 – Petrópolis-PUC, C3 – Circular Urca e D43 – Universitária, para a instalação de escadas rolantes de acesso à estação do Trensurb. O sistema de sinalização foi instalado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Com 60 metros de extensão e 22 metros de largura, a nova pista recebeu 290 toneladas de concreto asfáltico e iluminação da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov). Os investimentos da prefeitura chegaram a R$ 150 mil. Parceira do governo municipal, a Trensurb executou a obra civil, removeu as torres de ar-condicionado e realocou a central de gás do Mercado Público.








Secretarias envolvidas: EPTC, SMOV, SPM, SEACIS, SMIC, SMC, SPM



» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA