PMPA / SMURB / Viva o Centro / Plano de Diretrizes / Atividades

1º Encontro de Planejamento Estratégico para Centros Urbanos

O evento teve como foco a Reabilitação de Centros Urbanos. Ocorreu nos dias 24 e 25 de outubro de 2006, no Hotel Everest.

Seu objetivo foi compartilhar experiências desenvolvidas em áreas Centrais Urbanas de outras cidades, procurando envolver a sociedade no processo de revitalização do Centro.

As informações servirão como referência para o Plano Estratégico e de Gestão do Centro de Porto Alegre, em fase de elaboração, que busca estabelecer ações conjuntas do Poder Público, sociedade e iniciativa privada para a valorização, desenvolvimento e preservação da identidade histórica da área Central.

Estiveram presentes palestrantes de quatro países e de duas capitais brasileiras: Colômbia (Bogotá); Portugal (Lisboa); Equador (Quito); Argentina (Córdoba); e Brasil (Belo Horizonte e Santos).

Patrocinadores e apoiadores do Evento: Ministério das Cidades e CEF, Governo do Estado e Caixa RS, PROCEMPA, Hotel Everest, IAB - RS

Vídeo de Abertura

Programação

Dia 24 de outubro 

Tema da palestra: “Reforçar a identidade da cidade reabilitando os bairros históricos” –  Lisboa

Palestrante: Maria Teresa Craveiro

Diretora do Departamento do Planejamento Estratégico da CML de Lisboa; Geógrafa Urbanista; Mestre em Planejamento Regional e Urbano; Licenciada em Geografia na Universidade Clássica de Lisboa (1973), completou os cursos de pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais (1980) e obteve o Mestrado em Planejamento Regional e Urbano na Universidade Técnica de Lisboa (1987), especialização em Gestão Urbana. Diversos cursos de especialização, nomeadamente “O Solo na Gestão Urbanística” – IST.

Assista o vídeo

Acesse a apresentação na íntrega (Arquivo Pdf)

Tema da palestra: “Plan de Recuperación Area Central Córdoba (Argentina) – Sociedad del Centro”

Palestrante: Alejandro Asensio

Subsectretário de Planejamento e desenvolvimento Econômico do Município de Córdoba e Gerente da Sociedade do Centro.

Assista o vídeo

Acesse a apresentação na íntrega (Arquivo Pdf)


Mesa redonda - Dia 25 de outubro

Tema da palestra: “Centro Vivo – Programa de Requalificação da Área Central de Belo Horizonte”

Palestrante:
Maria Fernandes Caldas

Arquiteta Urbanista; Pós-graduada em Gestão Estratégica e Marketing pela PUC Minas
Especialização em Direito Urbanístico; Coordenadora da Área de planejamento urbano da Prefeitura de Belo Horizonte e do Programa de Requalificação da Área Central de Belo Horizonte.

Assista o vídeo

Acesse a apresentação na íntrega (Arquivo Pdf)


Tema da palestra: “Plano de Recuperação do Espaço Público de Quito - Equador”

Palestrante:
Dora Arizaga Guzmán

Consultora da UNESCO em projetos de financiamento e gestão em centros históricos;
Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Cuenca, Ecuador; Pós-graduação em restauração em Madrid, Florencia, Cuzco e Administração de Projetos Culturais no Brasil. Está cursando mestrado em gestão e avaliação do Patrimônio Cultural.

Assista o vídeo

Acesse a apresentação na íntrega (Arquivo Pdf)


Mesa redonda


Tema da palestra: “Projetos Estratégicos para o desenvolvimento econômico do Centro Histórico de Santos  – Alegra Centro“ 

Palestrante: Ney Caldatto Barbosa

Arquiteto; Chefe do Departamento de Desenvolvimento e Revitalização Urbana da Prefeitura Municipal de Santos; Mestrado pela FAU-USP; Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos; Chefe do Departamento de Desenvolvimento e Revitalização Urbana - Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Santos, e
Conselheiro do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos - CONDEPASA.

Acesse a apresentação na íntrega (Arquivo Pdf)


Tema da palestra: “La Corporación La Candelária y la recuperación del patrimônio arquitectónico y urbano de Bogotá, D.C. “

Palestrante:
Juan Luis Isaza Londoño

Diretor do Instituto Carlos Arbeláez Camacho para o patrimônio arquitetônico e urbano
Arquitecto de la Universidad Pontificia Bolivariana (Medellín). Estudios de Historia del Arte Hispano Americano en la Universidad Complutense de Madrid (España). Candidato al título de Doctor en Universidad Politécnica de Madrid (España). Fue Subdirector General de Monumentos Nacionales de Colombia; Director del Centro de Investigaciones de la Facultad de Arquitectura de la Universidad de los Andes (Bogotá); Gerente General de la Corporación La Candelaria (Alcaldía Mayor de Bogotá, D.C.) y Miembro del Consejo Asesor del Patrimonio de Bogotá, D.C.

Ha sido consultor de UNESCO e ICOMOS. Profesor invitado de universidades nacionales y extranjeras. Autor de textos publicados en medios especializados. Actualmente es Director del Instituto Carlos Arbeláez Camacho para el patrimonio arquitectónico y urbano de la Pontificia Universidad Javeriana (Bogotá); Editor de la revista Apuntes; Coordinador de la Red Forum UNESCO: Universidad y Patrimonio; Miembro del Consejo de Monumentos Nacionales de Colombia. Vive y trabaja en Bogotá, Colombia.

Acesse a  apresentação na íntrega (Arquivo Pdf)



» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA