PMPA / SMURB / Viva o Centro / Cultura e Lazer / Eventos

Programação Viva o Centro a Pé 2012

Programação 2012

01 de dezembro de 2012

Em razão da chuva do último sábado, dia 24, a caminhada com mediação em audiodescrição e libras foi transferida para o dia primeiro de dezembro.


24 de novembro de 2012

Última edição de 2012, será marcada pelo projeto piloto para a mediação com libras (linguagem de sinais) e audiodescrição, a ser concretizada em 2013. 


Orientador: Glênio Vianna Bohrer
Roteiro: Avenida Borges de Medeiros pelo Viaduto Otávio Rocha, até a Praça da Matriz. Catedral metropolitana, Monumento a Júlio de Castilhos (que fará 100 anos em fevereiro próximo), com visita interna ao Theatro São Pedro.


10 de novembro de 2012

Orientador: José Francisco Alves
Roteiro: Bairro Moinhos de Vento - Avenida Borges de Medeiros, seguindo pelo Viaduto Otávio Rocha, até a Praça da Matriz. Apreciação comentada do Monumento a Júlio de Castilhos (que fará 100 anos em fevereiro próximo) e da fachada da Biblioteca Pública do Estado (1912-22). O roteiro segue até a Praça da Alfândega com análise das esculturas das fachadas dos prédios do Memorial do RS (antigos Correios, 1913) e MARGS (antiga Delegacia Fiscal, 1914), com acesso ao terraço do MARGS onde será narrado o histórico da Praça da Alfândega e seu entorno.


27 de outubro de 2012

Orientador: Silvio Belmonte de Abreu Filho
Roteiro: Bairro Moinhos de Vento - Ônibus da Cia. Carris, até a Praça Júlio de Castilhos onde inicia o roteiro a pé, seguindo pela Rua 24 de Outubro até a hidráulica do Moinhos de Vento (DMAE), com visitação interna. O roteiro segue pelas ruas Fernando Gomes, Barão de Santo Ângelo, Luciana de Abreu, Santo Inácio e Dinarte Ribeiro, encerrando na Praça Maurício Cardoso, onde o ônibus estará esperando para retorno ao Caminho dos Antiquários. 


29 de setembro de 2012

Orientador: Leila Nesralla Mattar
Roteiro: 4º Distrito - Saída em ônibus da Cia. Carris, passando pelos armazéns da Voluntários da Pátria, Rua Paraíba, seguindo até o antigo Moinho Rio-grandense. Visitação interna aos jardins da antiga fábrica Fiateci, seguindo pelo Moinho Chaves e Igreja Navegantes.

01 de setembro de 2012 - Especial de Aniversário

(transferido em função do mau tempo)



Orientador: Cláudio Calovi Pereira
Roteiro: Fernando Machado até o Viaduto Otávio Rocha, seguindo pela Av. Duque de Caxias, passando pela Catedral Metropolitana, Palácio Piratini, Solar dos Câmara até o Solar dos Chaves Barcellos. Descida pela escadaria da João Manoel até a Fernando Machado, passando pela Cúria Metropolitana e Cinema Capitólio, retornando para o Caminho dos Antiquários, onde haverá a apresentação do grupo de chorinho Bem Brasil em comemoração aos 7 anos do Caminho dos Antiquários. 


25 de agosto de 2012 - Especial de Aniversário

Orientador: Cláudio Calovi Pereira
Roteiro: Fernando Machado até o Viaduto Otávio Rocha, seguindo pela Av. Duque de Caxias, passando pela Catedral Metropolitana, Palácio Piratini, Solar dos Câmara até o Solar dos Chaves Barcellos. Descida pela escadaria da João Manoel até a Fernando Machado, passando pela Cúria Metropolitana e Cinema Capitólio, retornando para o Caminho dos Antiquários, onde haverá a apresentação do grupo de chorinho Bem Brasil em comemoração aos 7 anos do Caminho dos Antiquários. 


11 de agosto de 2012 

Orientador:  Nei Vargas
Roteiro: Museus -  Viaduto Otávio Rocha, Museu Júlio de Castilhos (visitação interna), Praça da Matriz, Museu da Eletricidade do RS – CCCEV (visitação interna), Praça da Alfândega e Museu Hipólito José da Costa (visitação interna). A proposta é relacionar o significado das instituições museológicas com os espaços públicos, como forma de ver-pensar-olhar a cidade enquanto local de contemplação, de memória e de preservação do ambiente urbano.


28 de junho de 2012 

Orientador:  Luiz Merino de F. Xavier 
Roteiro: Rua Riachuelo -  Viaduto Otávio Rocha até a Rua Duque de Caxias, destacando os prédios tombados da Rua Riachuelo, com visitação interna do Arquivo Público e Igreja Nossa Senhora das Dores.


14 de junho de 2012 

Orientador: José Francisco Alves
Roteiro: Escultura e Arquitetura no Centro Histórico - Viaduto Otávio Rocha até a Praça da Matriz. Monumento a Júlio de Castilhos e simbologias da fachada da Biblioteca Pública, seguindo até a Praça da Alfândega. Visitação interna nos prédios do Memorial do RS (antigo Correios e telégrafos) e MARGS (antiga Delegacia Fiscal) até o terraço.


07 de julho de 2012

Devido ao tempo ruim e chuvoso do último sábado, 30 de junho, o Roteiro - Moinhos de Vento - foi transferido para o dia 07 de junho.

30 de junho de 2012 

Orientador: Silvio Belmonte de Abreu Filho
Roteiro: Bairro Moinhos de Vento - Saída Caminho dos Antiquários, com um ônibus da Cia. Carris, até a Praça Júlio de Castilhos onde inicia o roteiro a pé, seguindo pela Rua 24 de Outubro até a hidráulica do Moinhos de Vento (DMAE), com visitação interna. O roteiro segue pelas ruas Fernando Gomes, Barão de Santo Ângelo, Luciana de Abreu, Santo Inácio e Dinarte Ribeiro, encerrando na Praça Maurício Cardoso, onde o ônibus estará esperando para retorno ao Caminho dos Antiquários. 

Apoio: Carris


9 de junho de 2012 

Orientador:  Cláudio Calovi Pereira 
Roteiro: UFRGS - serão visitados três importantes prédios da UFRGS: Observatório Astronômico, Faculdade de Medicina e Faculdade de Direito.

26 de maio de 2012 

Orientadora: Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho
Roteiro: Cemitério da Santa Casa e Cemitério Evangélico

Apoio: Carris


12 de maio de 2012 

Orientador: Nivaldo Pereira
Roteiro: Trilha do mito fundador gaúcho - Praça da Matriz, Catedral Metropolitana, Palácio Piratini, Theatro São Pedro, Assembléia Legislativa, Memorial do RS e Marco Zero (Prefeitura). Esta caminhada a pé pelo Centro Histórico de Porto Alegre pretende investigar, em importantes edificações e monumentos, aspectos que revelem o universo de crenças partilhadas pelos gaúchos em um imaginário coletivo. Trata-se de uma leitura simbólica, e até psicológica, a partir de elementos históricos, valendo-se do conceito de mito fundador como um vínculo interno com o passado como origem, construindo uma crença mais ampla e real no presente. Aspectos históricos como a religiosidade missioneira, o militarismo e o ideário positivista estão na rota de fundação de "um jeito de ser gaúcho" e na base de uma cultura das mais peculiares do Brasil. Esta caminhada pretende refletir sobre o presente a partir de um possível mito de origem do Rio Grande do Sul.


28 de abril de 2012

Orientador: Cláudio Calovi Pereira
Roteiro: Jockey Club do RS e Fundação Iberê Camargo
Apoio: Carris

14 de abril de 2012

Orientador: Carlos Urbim
Roteiro: Esquina da Fernando Machado com a Marechal Floriano: Ladeira do Liceu e última casa de Mario Quintana (histórias sobre Mario). Viaduto da Otávio Rocha: dados sobre o Viaduto, Associação Rio-grandense de Imprensa e Teatro de Arena (símbolo da resistência à censura no regime militar). Museu Julio de Castilhos, cartas de amor de Castilhos. Praça da Matriz, Rua da Ladeira, Praça da Alfândega, Histórias da Rua da Praia, antigos cinemas de calçada. Esquina da Imprensa: dados sobre Correio do Povo (Rádio Guaíba, Folha da Tarde e Folha da Manhã), Museu Hipólito da Costa (antiga sede de A Federação). Término na Casa de Cultura Mario Quintana.

31 de março de 2012

Orientador: Helton Estivalet Bello

Roteiro: Vila do IAPI - Loteamento concebido originalmente para moradia dos trabalhadores da indústria. Construído entre 1946 e 1952 na periferia da cidade à época, o conjunto possui uma grande variação de edificações, de casas unifamiliares isoladas, geminadas e de pequenos ou extensos blocos de habitação coletiva, apresentando também serviços básicos para a comunidade, como comércio, posto de saúde, escola, igreja, sede esportiva, etc. A principal característica da Vila é sua paisagem, onde os espaços vegetados e a densa arborização de suas ruas sinuosas e inúmeras praças realçam a ambiência das edificações, caracterizando a adoção do modelo da cidade-jardim inglesa na capital gaúcha. Pela qualidade e harmonia do seu espaço aberto e construído, a Vila do IAPI é hoje reconhecida como patrimônio cultural de Porto Alegre.


10 de março de 2012

Orientador: Luiz Merino de F. Xavier
Roteiro: Serão visitadas três importantes praças do Centro Histórico, Matriz (Marechal Deodoro), Alfândega e Montevidéu. Nesta última, será explicado o processo do restauro recente da Fonte Talavera, que utilizou um túnel para preservar os azulejos espanhóis.

(A Fonte Talavera de La Reina, foi um presente da colônia espanhola em 1935, por ocasião da comemoração do centenário da Revolução Farroupilha e sinaliza o marco zero da cidade).


Caminhadas Turísticas de Verão em janeiro e fevereiro

Entre os meses de janeiro e fevereiro o Programa Viva o Centro a Pé realizará o projeto Caminhadas Turísticas, oferecendo passeios por atrativos turísticos de Porto Alegre. Acompanhados por um guia de turismo, os passeios a pé terão quatro edições, todas com saídas às 10h. Cada roteiro terá duração média de duas horas e prevê a visita externa e interna a prédios, monumentos e áreas verdes considerados patrimônio cultural e ambiental da cidade. 

A mudança fica por conta dos locais de saída de cada roteiro. A realização continua sendo das Secretarias Municipais do Turismo (SMTur), do Planejamento Municipal (SPM) e da Cultura (SMC), do Programa Viva o Centro e do Gabinete da Primeira Dama, com apoio da EPTC.

11 de fevereiro de 2012 


Orientador: Peterson Brum – Guia de Turismo - SMTur
Roteiro: Território Negro - Largo Zumbi dos Palmares, Museu Joaquim José Felizardo, Ginásio de Esportes Osmar Fortes Barcelos e Centro Municipal de Cultura e Lazer Lupicínio Rodrigues.
Saída: Centro de Informações Turísticas (CIT), junto à Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), Travessa do Carmo, 84 – Bairro Cidade Baixa.

28 de janeiro de 2012 


Orientador: Peterson Brum – Guia de Turismo - SMTur
Roteiro: Parque da Redenção - Capela do Divino Espírito Santo, Igreja Santa Teresinha, Monumento ao Expedicionário, Colégio Militar, Espelho d"água, Recanto Alpino, Recanto Oriental, Recanto Europeu, Orquidário, entre outros.
Saída: Centro de Informações Turísticas (CIT) localizado no Mercado do Bom Fim, junto ao Parque da Redenção.

20 de janeiro de 2012 - Especial


Orientador: Vanderlan Vasconselos – Superintendente de Portos e Hidrovias do Rio Grande do Sul (SPH-RS)
Roteiro: Cais do Porto - A bordo do barco Cisne Branco, 200 pessoas farão um passeio especial pelos três cais que constituíram, desde 1921, o porto de Porto Alegre: Mauá, Navegantes e Marcílio Dias. Primeiramente a navegação será em direção Norte, até o Cais Navegantes, que tem cerca de 2,5 mil metros de extensão e o Marcílio Dias, com 2,2 mil metros, ambos em plena atividade. A segunda etapa, na direção Sul, vai até a Usina do Gasômetro. Durante o trajeto será apresentado o projeto de Revitalização do Cais Mauá, que tem 3,2 mil metros de extensão e terá obras iniciadas já em 2012. O local será um complexo de cultura lazer. O trajeto prevê, ainda, passagem pelo Terminal Hidroviário Porto Alegre-Guaíba e pela área do futuro Terminal Turístico Internacional de Passageiros de Porto Alegre.
Saída: Cais Mauá – entrada pelo pórtico em frente à Avenida Sepúlveda, às 18:00 horas. Os visitantes poderão estacionar os carros dentro do Cais Mauá.

14 de janeiro de 2012


Orientador: Peterson Brum – Guia de Turismo - SMTur
Roteiro: Parque Moinhos de Vento, Monumento em homenagem a Castelo Branco,  Rua Padre Chagas(calçada da fama), Hidráulica Moinhos de Vento, Praça Júlio de Castilhos, Colégio Bom Conselho, Hospital Moinhos de Vento e Rua Gonçalo de Carvalho (A rua mais bonita do mundo).
Saída: Réplica do Moinho de Vento (Biblioteca Infantil Maria Dinorah), dentro do Parque Moinhos de Vento (Parcão).



» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA