PMPA / SMURB / Viva o Centro / Conheça o Centro / Ruas

Rua Avaí

Antiga rua da Cidade Baixa reduzida a um pequeno segmento entre a Avenida João Pessoa e a Primeira Perimetral, devido à implantação desta última artéria, em 1974. Anteriormente chegava até o Riacho, um pouco acima da Ponte de Pedra.

Em 1821 era conhecida como Rua da Fonte, pois desembocava na Várzea diante de uma das primeiras fontes da Vila. Entretanto, o nome consagrado pela população foi Beco do Firme, pois na esquina voltada para o norte e o nascente, olhando para a Várzea e para a nova ruela, existia a residência de Antônio Francisco Firme, que foi uma das requisitadas para abrigar a comitiva do Imperador Pedro I, quando este veio a Porto Alegre, em 1826.
Em 1884, a Câmara Municipal resolveu “mandar abrir desde já à servidão pública a rua Avaí na parte ultimamente desapropriada”, prolongando o Beco do Firme, até a Rua da Concórdia (atual José do Patrocínio).

Após 1886 foi estendida até a Rua da Margem (atual Rua João Alfredo), atravessando terrenos muito alagadiços e pantanosos. A secção final, além da Rua João Alfredo, somente foi aberta pelo Intendente José Montaury, já na república.

Em 1879, a Câmara Municipal alterou a denominação de “Beco do Firmo” para Rua Avaí, em homenagem à famosa batalha vencida pelas armas brasileiras no Paraguai. Com fortes razões, o cronista Coruja contestou a nome “Firmo” em vez de “Firme”, erro da memória municipal.

Referências:
Franco, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS)/Prefeitura Municipal, 1992 


Página 1 | 2 | 3 || Próxima

» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA