PMPA / SMURB / Viva o Centro / Ações_inv / Ações - OCULTO / RESTAURAÇÃO

Clube do Comércio

O prédio do Clube do Comércio é um imóvel privado,  tombado pela Secretaria Municipal da Cultura - SMC. Construído em 1939, foi um dos clubes mais tradicionais da sociedade porto-alegrense e teve a primeira boate do Brasil com luzes coloridas.

As obras tiveram início em maio de 2007, com recursos do Projeto Monumenta do governo federal. As obras incluíram a restauração das fachadas, do vitral da escadaria interna do prédio, o piso em mármore do hall de entrada do clube e também as esquadrias da porta de acesso de principal e das portas internas e foram concluídas em janeiro de 2008. 

A revitalização do interior do edifício, de estilo art decó, exigiu criatividade do arquiteto Edegar Luz. Os painéis de vidro, que contam a história do comércio, foram esculpidos por uma técnica especial: “Os desenhos eram feitos com uma espécie de ácido, que corroía o vidro e formava a figura. Era uma técnica utilizada pela antiga Casa Genta, em Porto Alegre. Como ela não existe mais, refizemos os desenhos com jato de areia”.

Agora, a direção do Clube do Comércio projeta o retorno de shows e bailes ao local. O prédio, que recebeu Evita Perón, Getúlio Vargas e quase todos os generais presidentes do regime militar brasileiro em seus salões e apresentações memoráveis de Vinícius de Moraes, Toquinho, Wanderléia e Erasmo Carlos, deve receber diversos artistas.

Recursos: Projeto Monumenta - O pagamento dos financiamentos dos imóveis privados retornarão ao município, alimentado o Fundo Monumenta, que proporcionará novas operações de recuperação patrimonial.

Investimento: Empréstimo de R$ 699.989,00 além dos recursos aportados pelos proprietários.



» contatos
Liane Klein
(51)3289.8275

Desenvolvimento PROCEMPA